Como resposta ao convite de O INTERIOR para uma reflexão sobre o que ambicionar para 2017 na nossa região, distrito da Guarda, o tema que me surge automaticamente é, uma vez mais, a Descentralização.
Parece uma repetição, um tema já (demasiadas vezes) debatido e falado, e efetivamente é. É e já não o deveria ser, pelo menos em tão grande escala. Assim, para 2017, ambiciono que surjam equipas de trabalho nos vários setores, semelhantes e equiparadas às existentes na capital do nosso país e nas tão denominadas ‘’grandes cidades’’. Este anseio é derivado a vários fatores mas sobretudo a dois. Em primeiro lugar porque acredito que os profissionais que excetuam as suas tarefas neste distrito são igualmente qualificados e bons profissionais como os que as executam e desenvolvem nessas mesmas ‘’grandes cidades’’. Em segundo lugar, pela desigualdade de oportunidades ao nível de Formações Continuas, como palestras, conferências e mesmo cursos de curta-duração que nos permitem adquirir mais conhecimentos e não ficarmos estanques no conhecimento adquirido nas universidades, muitas vezes já desatualizado.
Assim, o que desejo, ambiciono, para 2017 (e anos consecutivos) é que se formem também no Interior de Portugal núcleos e delegações dos vários setores profissionais, nomeadamente no que faço parte, a Arquitetura, para que nós profissionais que aqui decidimos investir e permanecer tenhamos as mesmas igualdades profissionais, sem a necessidade de nos deslocarmos aos grandes centros para fazer uma formação no tema x ou y, e para sobretudo podermos discutir com os colegas os problemas e preocupações da região, que não serão os mesmos dessas ‘’grandes cidades’’, e assim podermos responder melhor e cada vez mais com maior profissionalismo aos nossos clientes e melhorar a própria região.
Acredito que depende também de nós, os que cá estamos, fazermos pela mudança. Um Excelente 2017.
Joana Correia Saraiva
Arquiteta