Arquivo

A Blogosfera vista de dentro

A evolução e a influência dos blogues estiveram em destaque na UBI durante dois dias

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu no último fim-de-semana perto de 70 bloggers, no âmbito do II Encontro de Weblogs portugueses, dois anos depois da Universidade do Minho ter inaugurado o evento em Braga. A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LABCOM) da UBI, juntou estudiosos da blogosfera e simples curiosos, que se debruçaram durante dois dias sobre a influência dos blogues em áreas tão distintas como o jornalismo, a política, o ensino, a cultura ou a imagem. Ricardo Araújo Pereira, um dos quatro autores do blogue “Gato Fedorento” inaugurou esta segunda edição na sexta-feira. Recorrendo inevitavelmente ao humor – que é, de resto, a sua imagem de marca – o blogger falou da sua experiência pessoal no que se refere às lides pela blogosfera.

Os participantes no evento foram divididos em seis grupos de trabalho que incidiram sobre temáticas distintas, tendo sido coordenados por diversos autores de blogues, como Rogério Santos (responsável pelo blog “Indústria Cultural), Jorge Bacelar (“Os Marretas), Pedro Mexia (que em tempos esteve ligado ao “Coluna Infame”), Luís Santos (“Atrium”), Mónica André (“B2OB”) e José Carlos Abrantes (“Zone 41”). Em destaque esteve José Luís Orihuela, professor na Universidade de Navarra e autor do “E-Cuaderno”, que encerrou as actividades do II Encontro de Weblogs, com a comunicação “Dez chaves para entender o impacto dos weblogs e a loucura dos blogueiros”. «Cada vez haverá mais gente a viver profissionalmente dos blogues», garantiu o espanhol, no sentido da criação de comunidades onde «se trocam ideias e opiniões», acrescentando que o futuro da blogosfera passa, em definitivo, «pelos blogues temáticos». Por detrás da organização do evento esteve, entre outros elementos, João Canavilhas, docente da UBI. Poucas pessoas não saberão, nos dias de hoje, o que é um blogue, mesmo assim, e para os menos atentos, segue a explicação: «trata-se de uma página web onde os seus autores colocam posts, que podem ser textos, imagens, vídeos ou sons», sendo os seus conteúdos «organizados cronologicamente», disse o docente. A popularidade destas ferramentas advém, segundo o responsável, «da simplicidade e facilidade com que se pode actualizar», mas também «da grande adesão de figuras mediáticas ao fenómeno».

Actualmente, é criado um blogue em cada seis segundos. No entanto, a origem do conceito data de finais de 1997, pelas mãos de Jon Barger e foi inaugurado em Portugal através do blogue “Macacos sem galho” já em 1999. No entanto, apenas em 2003 viria a ocorrer a grande explosão da blogosfera portuguesa, «estimando-se que actualmente existam cerca de 100 mil blogues no nosso país», quantifica João Canavilhas.

Apesar de tudo, parece não existir uma correspondência directa entre a popularidade da blogosfera e os encontros de bloggers, uma vez que estiveram presentes na UBI apenas 70 participantes, um número que ficou aquém dos 150 ambicionados pela organização. «Mesmo assim, ultrapassámos o número da primeira edição, onde estiveram reunidas apenas 50 pessoas», refere aquele docente. Também por isso, e feito o balanço, a segunda edição do Encontro de Weblogs terá sido «mais do que positiva» e já está assegurada a sua continuidade. Deste modo, o próximo terá lugar na Universidade do Porto. Fica, porém, em aberto a possibilidade do evento passar a ser anual, podendo vir a realizar-se já no próximo ano.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply