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A Biblioteca da EPT, um Centro Dinâmico de Cultura

A palavra “biblioteca” tem origem do grego biblíon (livro) e teke (caixa, depósito). Neste sentido, podemos dizer que uma biblioteca é um depósito de livros e, ao longo da sua existência, teve um caráter restritivo e estático. Assim, sendo os livros de difícil reprodução e mobilidade leva a que consideremos a biblioteca um templo e o bibliotecário o seu guardião.

É esta imagem que tem vindo a prevalecer até há algum tempo atrás. No entanto, nos dias de hoje, começamos a verificar grandes sinais de mudança. Isto deve-se à introdução das novas tecnologias de informação e comunicação, que tornaram as bibliotecas um centro dinâmico de informação, onde o acesso a essa mesma informação, por parte dos utilizadores, é muito mais diversificado e facilitado.

A introdução das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas, nomeadamente nas bibliotecas escolares, provocou grandes impactos, quer na sua estrutura, funcionamento e acessibilidade à informação, bem como na forma de sociabilidade entre os bibliotecários e os utilizadores. Todas estas alterações funcionam também como elementos facilitadores na execução das tarefas, como também auxiliam os utilizadores no processo de procura das informações e do conhecimento, tornando-os mais autónomos.

A biblioteca da Escola Profissional de Trancoso é um exemplo desta modernização. Possui um acervo de cerca de 8400 registos de material pedagógico, sendo o mesmo constituído por livros (técnicos, manuais escolares, literatura, entre outros), publicações periódicas (revistas), cassetes vídeo, CD’s, DVD’s, e outro material de apoio às aulas e de interesse para a comunidade escolar.

Existem também na biblioteca da Escola Profissional de Trancoso, e este é sem dúvida o equipamento mais utilizado, 6 computadores acessíveis a toda a comunidade escolar, ligados em rede em que cada utilizador dispõe da sua conta pessoal.

Então a Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao ensino-aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social. Nos últimos três anos letivos foi alargado o horário de funcionamento da biblioteca que proporcionou a toda a comunidade escolar a frequência da mesma no período da hora de almoço e, passados estes anos, podemos afirmar que este facto tem-se revelado bastante positivo, uma vez que a afluência a este espaço aumentou consideravelmente.

Boas Férias e Boas Leituras

Elsa Cardoso

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