Arquivo

«A Beira Interior é rica em vinhos e sabores exclusivos»

«Acidez e longevidade», que permitem a conservação dos vinhos, sem perda de identidade, por muito anos, são as características dos néctares da região que o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) destaca.

A CVRBI é uma das entidades organizadores, juntamente com o município de Pinhel, da primeira Feira de Vinhos e Sabores que se realiza este fim-de-semana em Pinhel e para João Carvalho faz «todo o sentido a sua realização», uma vez que a «Beira Interior é rica em vinhos e sabores exclusivos, pois noutras regiões são diferentes». O certame que pretende entrar para a rota dos especialistas de vinhos não que para já “voar” demasiado alto, tem apostado na divulgação a nível nacional e na zona fronteiriça. O também produtor de vinhos acredita espera «um afluência significativa, com alguns especialistas», mas sabes que este é o primeiro ano e por isso «não terá grande impacto nacional, apenas regional».

Quanto à escolha da “cidade-falcão” para a realização da primeira edição, o responsável diz não ter dúvidas que esta foi a melhor escolha, pois «é em Pinhel que está concentrada a maio zona de vinhos da Beira Interior, estamos a pôr a “bandeira” à porta de casa». O prestígio dos vinhos da Beira Interior tem crescido ao longo dos últimos anos, e neste momento 22 por cento dos vinhos produzidos já chegam aos cinco continentes. Ainda assim há por vezes alguns entraves à sua expansão e o maior problema «não está nos vinhos», referes João Carvalho, mas «mas da falta de conhecimento». O produtor vê potencialidades na Beira Interior e garante continuar a apostar na produção neste território, «que é capaz de competir com outros locais de produção».

Afinal, todos os anos a região arrecada medalhas em concursos internacionais que estão entre os mais significativos da Europa o que prova «o grande potencial da Beira Interior». Estão são motivos mais que suficientes que fazem João Carvalho apostar no crescimento também dos seus vinhos e na próxima campanha o vinho “quinta dos Termos” terá mais 130 hectares de vinha.

Sobre o autor

Leave a Reply