Arquivo

A arte sai à rua

Artelivre promove este fim-de-semana diversas actividades em vários locais de interesse e espaços comerciais da Guarda

“Rota Matina… a pulverizar o dia a dia” é o nome da iniciativa que a Artelivre – Associação dos Artistas Plásticos da Guarda organiza este fim-de-semana na zona histórica da cidade. Levar diferentes formas de arte a vários locais interessantes, mas menos conhecidos do público, bem como a alguns espaços comerciais daquela zona, é um dos motes deste projecto. Posteriormente, os trabalhos poderão ser apreciados até 22 de Agosto.

Jorge Barreira Pires, presidente da Artelivre, explica haver três «intenções subjacentes» à iniciativa: promover um encontro de artistas, divulgar as suas obras e colaborar na dinamização da zona histórica. Nesse sentido, a associação pretende chamar a atenção dos guardenses para o centro histórico e para alguns pontos em concreto, que passam normalmente despercebidos, mas também dar a conhecer os espaços comerciais. É como que «juntar o útil ao agradável», uma vez que as pessoas poderão apreciar o artista a trabalhar e, ao mesmo tempo, conhecerem um local interessante da cidade. Trata-se de um evento pouco habitual, pois, em colaboração com alguns comerciantes, «resolvemos colocar artistas dentro das suas próprias lojas comerciais». Outra singularidade da iniciativa é a de querer dar a conhecer à população em geral «certos locais históricos da cidade que não são tão conhecidos quanto deveriam», frisa. «Se calhar muitos guardenses nunca subiram à Torre dos Ferreiros e ainda não tiveram oportunidade de apreciar aquela vista fantástica. Poderão fazê-lo agora», exemplifica o artista.

Outro local que passa despercebido à maioria dos guardenses é a antiga casa do Comandante Salvador do Nascimento, onde Paula Costa fará uma performance entre as 16 e as 22 horas de sábado. Por outro lado, quem se deslocar a um dos estabelecimentos comerciais que aderiram à iniciativa, que vão desde bares a lojas de roupa, por exemplo, poderá ter a agradável surpresa de verem um artista a pintar um quadro ou a trabalhar numa escultura. Igualmente surpreendente promete ser a instalação idealizada para as emblemáticas Portas do Sol, de acesso ao centro histórico. «Durante o fim-de-semana serão colocadas umas “cortinas” que darão a imagem de que se está a entrar num “mundo” diferente», adianta Barreira Pires. Ao todo vão participar 45 artistas na “Rota Matina”, entre associados da Artelivre e alguns convidados, que produzirão trabalhos de pintura, escultura, instalação e performance. Estão de serviço Maia Caetano, Ana Gaspar, Adriana Silva, Alexandra Monteiro, Cláudia Reboredo, Vítor Carreto, Arménio Dinis, Gracinda Costa, Jorge Sequeira, Mário Carvalho e Carlos Adaixo.

Envolvidos estão também Gabriel Correia, Joaquim Pereira, Rebelo, Anabela, Brigas, Lilite, Pedro Renca, Felizardo, Barreira Pires, Adelaide Rebelo, André Catalão, André Pedro, Ana Dias, Claudine Rodrigues e Zef Miguel, entre outros. Os trabalhos realizados poderão ser apreciados até 22 de Agosto nos espaços comerciais participantes, cerca de 15, ou nos locais históricos onde foram elaborados. Para Barreira Pires, está iniciativa é a prova de que, «por vezes, com boa vontade, imaginação e criatividade consegue-se fazer uma actividade com muito mais eficácia do que recorrendo a avultados investimentos».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply