Arquivo

A ambição não tem limites para Pedro e Zlatko

Dois lutadores da Guarda vão participar no Campeonato Mundial Ultimate Full Contact

É de olhos postos na vitória que Pedro Araújo e Zlatko Gadzhev vão competir no XIX Campeonato Mundial Ultimate Full Contact, que se realiza no sábado em Lamego. Os dois atletas do Ultimate Full Contact da Guarda vão enfrentar adversários profissionais, mas a sua confiança é inabalável e ambos acreditam que vão vencer as respetivas categorias.

Os dois lutadores ganharam o direito a participar na competição que vai reunir atletas de vários países no passado mês de junho, quando se sagraram campeões nacionais. Pedro Araújo, de 20 anos, vai competir no escalão sénior de -59 kg de “Free fight/vale tudo” disputado num round de 10 minutos ou em dois de cinco minutos, e sabe que um brasileiro, um russo e um espanhol são os seus possíveis adversários no acesso à final. Quanto a Zlatko Gadzhev, de 17 anos, vai tentar conquistar o título em K-1 (três rounds de três minutos) na categoria de -63,5Kg em júniores e tem automaticamente garantida a presença na final contra um adversário sueco. Apesar de residir na zona da Guarda há cinco anos, o jovem representará a Bulgária, país onde nasceu. Na prova de “vale tudo”, como a designação indica, vale mesmo quase tudo, numa «mistura de artes marciais em que podemos usar o judo, o kickboxing e o “wrestling”», explica Pedro Araújo.

O jovem pratica esta modalidade há cerca de quatro anos e garante que, para já, só pensa no confronto da meia-final: «Vou esforçar-me ao máximo e dar o meu melhor para tentar ganhar o primeiro combate. Se conseguir, vou tentar fazer o mesmo na final», garante. Medo de lesões «não há, nem pode haver», pois se «entrarmos com receios vamos perder de certeza». Já Zlatko Gadzhev pratica full contact há dois anos e meio e para a final só tem uma palavra na mente: «Vitória». O jovem vai defrontar um adversário com menos dois anos, o que poderá ser, à partida, um fator que jogará a seu favor, mas essa situação não é muito valorizada pelo atleta búlgaro: «A idade do adversário não me interessa muito. Eu vou para ganhar, seja a quem for», afirma sem rodeios. Para o futuro, os dois atletas alimentam o «sonho» de seguirem uma carreira “no mundo da luta”.

O seu treinador salienta que a competição vai contar com «grandes atletas e profissionais, enquanto nós somos amadores», mas «quando entramos para o ringue há sempre 50 por cento de hipóteses de cada lado». O mestre João Neves adianta que os atletas têm treinado cerca de duas horas entre três a quatro dias por semana e têm tido uma alimentação «reforçada». O XIX Campeonato Mundial Ultimate Full Contact é organizado pela Federação Portuguesa de Full Contact, em parceria com a Câmara de Lamego e o Plano Nacional de Ética no Desporto. O evento, que decorrerá num ringue armado numa avenida daquela cidade, vai atribuir títulos em 21 categorias de peso sobre as regras (Free-Fight/MMA e K-1). As eliminatórias começam às 16 horas, seguindo-se os quartos-de-final e meias-finais. As finais estão previstas para as 22 horas.

Ricardo Cordeiro Zlatko Gadzhev e Pedro Araújo são treinados por João Neves (ao centro)

Sobre o autor

Leave a Reply