Arquivo

A aldeia de Trigais continua dividida

Concelhos de Belmonte e Sabugal reclamam a mesma aldeia

A dúvida é antiga e continua por clarificar. Trigais, a pequena localidade situada a 11 quilómetros de Belmonte, pertence, afinal, ao concelho de Belmonte ou ao do Sabugal? A resposta ainda não foi encontrada.

De acordo com Amândio Melo, presidente da autarquia belmontense, Trigais está integrada na freguesia de Inguias, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco. Já António Robalo, presidente da Câmara do Sabugal, diz o contrário: «Trigais pertence à freguesia da Bendada, logo é concelho do Sabugal». A confusão não é recente e leva já décadas de história. Em 2006, a Assembleia Municipal de Belmonte chegou a ponderar a realização de um referendo local para a população decidir a que concelho preferia pertencer. Na altura, em cartas militares do Instituto Geográfico Português, Trigais surgia no concelho de Belmonte, motivo que levou a Câmara do Sabugal a apresentar uma reclamação, alegando que a aldeia estava «administrativamente integrada» na freguesia de Bendada.

No entanto, quatro anos depois, nada parece ter ficado definido. E cartas militares mais recentes trouxeram ainda mais dúvidas. Segundo Amândio Melo, há mapas que alteram os limites anteriores, dividindo agora a aldeia «ao meio», com uma parte a pertencer à Bendada e a outra à freguesia de Inguias. A Câmara de Belmonte tentou esclarecer as razões que levaram o IGP a alterar os limites nestas cartas militares, mas as respostas aos ofícios têm sido «vagas e não se chega a conclusão nenhuma», lamenta o autarca. Sem respostas concretas por parte do Instituto, o presidente da Câmara de Belmonte considera que é necessário agir «junto dos tribunais». Nesse contexto, a autarquia vai «pôr uma acção para que o IGP seja obrigado a repor os limites iniciais. Não queremos alterar nada, exigimos é a reposição do que estava antes», esclarece Amândio Melo.

Trigais está no “limite”. A aldeia é limite de freguesia, de concelho, de distrito e ainda de Nomenclatura de Unidade Territorial (a NUT, o padrão utilizado para fins estatísticos). «Quando as localidades são muito próximas, há pessoas cujas moradias estão em território mesmo junto dos limites das freguesias», refere, por sua vez, António Robalo, o que suscita sempre dúvidas. Apesar disso, o edil sabugalense afirma que «a questão é simples: Trigais é uma das localidades da freguesia de Bendada, portanto pertence ao Sabugal». O problema é que a nova divisão sugerida em cartografias recentes divide a aldeia «ao meio», com algumas moradias a pertencerem a duas freguesias: Inguias e Bendada. Na prática, esta situação pode mesmo acabar por trazer alguns problemas à população, por exemplo, nas «divisões de propriedades», alerta Amândio Melo.

Catarina Pinto

Sobre o autor

Leave a Reply