Arquivo

800 mil euros para recuperar castelos e igrejas em Foz Côa

Igreja matriz da sede do concelho vai ser intervencionada

Os castelos de Numão e de Castelo Melhor, assim como as igrejas de Vila Nova de Foz Côa e Almendra vão ser intervencionadas no âmbito de uma candidatura da autarquia para a recuperação dos principais monumentos do concelho de Vila Nova de Foz Côa.

A empreitada vai custar cerca de 800 mil euros, comparticipados pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN). «Algumas obras serão financiadas na totalidade pela DRCN, enquanto noutras a autarquia só vai suportar a componente nacional», adiantou o presidente do município. Segundo Gustavo Duarte, os trabalhos no castelo de Numão consistem «na limpeza do espaço, na consolidação das muralhas e torres, além de escavações arqueológicas, entre outros». Nas igrejas, o objetivo é reabilitar os templos e consolidar as suas estruturas. O edil acrescentou que algumas destas obras serão adjudicadas ainda este ano e as restantes no início de 2012.

«É uma intervenção ambicionada há vários anos por causa do avançado estado de degradação destes monumentos», disse Gustavo Duarte. «Após a conclusão das obras no castelo de Numão está prevista a assinatura de um protocolo, a celebrar entre a câmara e DRCN tendo em vista a criação de um centro interpretativo alusivo à antiga vila medieval», revelou. O autarca sublinhou que o concelho «não é só o Douro Vinhateiro ou arte rupestre do Vale do Côa, mas também o rico património histórico edificado». As candidaturas para a recuperação do património de Vila Nova de Foz Côa foram feitas ao abrigo do programa ON-2/ Novo Norte.

800 mil euros para recuperar castelos e
        igrejas em Foz Côa

Sobre o autor

Leave a Reply