Arquivo

80 anos a dar música

Orfeão da Covilhã assinala aniversário até ao fim do ano

Música, palestras, dança, exposições, apresentações de livros e um concurso são algumas das actividades que o Orfeão da Covilhã vai desenvolver até ao final do ano, no âmbito das comemorações do seu 80º aniversário.

Sob o lema “80 anos ao serviço da cultura”, o programa pretende funcionar como uma agenda cultural do concelho com várias actividades, muitas das quais em parceria com outras instituições. As comemorações iniciaram-se na semana passada com os concertos “Lembrar Mozart” e, na última terça-feira, da Primavera. Para o próximo mês, prevê-se o Concerto de Encerramento das Actividades do Conservatório de Música da Covilhã, que está a comemorar 45 anos, e um recital de Páscoa com os Coros do Orfeão da Covilhã e da Guarda. Em Abril, a colectividade vai ainda associar-se às comemorações da Universidade da Beira Interior num espectáculo com a Orquestra de Percussão da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e os coros do Orfeão, da UBI e Belo Coro, que interpretarão peças de “Carmina Burana”, de Carl Orff. Para Maio estão previstos mais dois concertos: um de “Grupo de Câmara” com violoncelo, clarinete e acordeão, e um outro de Piano e Canto do Século XIX.

O Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, não passa despercebido ao Orfeão da Covilhã, que programou para o Complexo Desportivo local uma actividade denominada “O Balão do Zeca”, destinada às crianças do primeiro ciclo de ensino básico. Já em meados desse mês, realizar-se-á o “Sons #s – Electrónicas Lusitanas”, no Jardim Mártir-in-Colo. Em Julho é a vez dos “Mimos de Verão”, uma iniciativa que conjugará as classes de ballet e dança criativa, o Coro Juvenil do Conservatório e a Orquestra de Cordas da EPABI, além de um Concerto de Verão no Jardim do Lago. O Orfeão vai ainda comemorar o centenário do nascimento do compositor Lopes Graça com uma conferência e um concerto. Entretanto, vai promover as palestras “A Poesia e a Música” e “Cidades em Construção”, uma exposição de fotografias e dos programas das actuações do Orfeão ao longo da sua existência, e o concurso “Os 80 anos do Orfeão da Covilhã… Cantar e cantares”. Destinada a todos os níveis de ensino particular e público, a iniciativa quer apelar à criatividade dos jovens para produções literárias ou artísticas sobre o Orfeão. Os trabalhos serão apresentados a 18 de Novembro, dia de aniversário da instituição, numa sessão marcada igualmente por interpretações musicais, homenagens e o lançamento dos livros “Modas, Melodias e Cantares da Covilhã” e “O Orfeão da Covilhã – Depoimentos e Testemunhos”.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply