Arquivo

4º Concurso de Vinhos da Beira Interior é «exemplo» para a região

Pedro Tavares considera que aposta na internacionalização da edição deste ano poderá servir de modelo a outras ações a desenvolver em prol da região

O 4º Concurso de vinhos da Beira Interior deverá servir de exemplo a outras atividades a realizar na região para a desenvolver por via da internacionalização. A ideia foi deixada pelo presidente do Nerga na última sexta-feira.

«Este esforço que as duas associações [Nerga e Nercab] estão a fazer é o exemplo do que pode ser feito e replicado noutras coisas, que é trazer a parte comercial, ou a possibilidade dos nossos produtores de vinho contactarem diretamente com pessoas, que posteriormente podem ser uma mais-valia para a internacionalização dos próprios produtos», disse Pedro Tavares. De resto, uma opinião sublinhada pelo Governador Civil da Guarda, na sessão que serviu para lançar a jornada de promoção dos vinhos da região, de 16 a 19 de junho, no âmbito do 4º Concurso de vinhos da Beira Interior – e que vai contar com 40 prescritores internacionais. «Estamos perante uma iniciativa do maior alcance, que de certa maneira vai “contagiar” outros nichos de mercado, para quem em outras atividades se possa fazer o mesmo», defendeu Santinho Pacheco. «Por outro lado, o terem feito este ano uma digressão por todo o nosso território – começando por Almeida, passando por Trancoso, visitando alguns restaurantes emblemáticos, e terminando em Castelo Branco – é uma iniciativa de aplaudir», sublinhou.

A dinamização do mercado do vinho é, pois, uma mais-valia da aposta deste ano na internacionalização, como, de resto, sublinhou o diretor técnico da Comissão Vitivinícola da Beira Interior. Rodolfo Queiroz lembrou que «o mercado do vinho em Portugal está praticamente estagnado e nós temos que nos virar para fora, temos que vender». Ainda assim, «os dados referentes ao ano de 2010 da Comissão Vitivinícola da Beira Interior nesse aspeto são animadores, já que neste momento exportamos cerca de 25 por cento dos vinhos e queremos potenciar isso», referiu aquele responsável. Daí que a iniciativa agora desenvolvida seja importante no âmbito desta dinâmica. «Nada melhor que a vinda de especialistas e importadores de vários países, que serão oportunidades de negócio para os nossos agentes económicos», referiu Rodolfo Queiroz.

Serão 40 os especialistas de vinhos dos quatro cantos do mundo que se deslocam à região de 16 a 19 deste mês, numa visita inserida no 4º Concurso de vinhos da Beira Interior, Organizado pelo NERCAB, em parceria com o NERGA e a Comissão Vitivinícola da Beira Interior. Jornalistas e produtores de vinho de todo o mundo vão degustar os néctares da região, aproveitando para visitar Almeida (dia 16), Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Vila Franca das Naves e Trancoso (dia 17), Belmonte e Castelo Branco, onde no dia 18 serão conhecidos os vencedores do concurso.

Rafael Mangana Nerga acolheu sessão que serviu para lançar a jornada de promoção dos vinhos, de 16 a 19 de junho

4º Concurso de Vinhos da Beira Interior é
        «exemplo» para a região

Sobre o autor

Leave a Reply