Arquivo

35 milhões para conversão das vinhas portuguesas

Apoio da União Europeia destina-se a adaptar a produção à procura do mercado

Portugal vai receber quase 35 milhões de euros da Comissão Europeia para reestruturação e conversão das vinhas na campanha de comercialização de 2007/2008 com o objectivo de adaptar a produção à procura do mercado.

O orçamento total para os 16 Estados-membros que produzem vinho é de 510 milhões de euros (ME), cabendo à Espanha, França e Itália as maiores fatias: 162 ME, 110 ME e 101 ME, respectivamente. Portugal recebe o quarto maior apoio para a reestruturação de 4.004 hectares de vinha. Esta medida abrange a reconversão varietal e a relocalização de vinhas, bem como a melhoria das técnicas de gestão da vinha. A comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, adiantou que este programa, que existe desde 1999, destina-se a melhorar a qualidade do vinho produzido na União Europeia (UE), apelando ainda a um acordo dos Estados-membros sobre a «reforma profunda da Organização Comum do Mercado Vitivinícola».

Desde 1999, ano da introdução do apoio financeiro à reestruturação e reconversão da vinha, foram atribuídos 3 mil milhões de euros aos Estados-Membros produtores de vinho. A reforma do mercado do vinho é uma das prioridades da presidência portuguesa da UE, que termina no final do ano.

Sobre o autor

Leave a Reply