Arquivo

205 mães do distrito escolheram maternidades “vizinhas”

Guarda

Mais de duas centenas de mães residentes no distrito da Guarda “deram à luz” nas maternidades do Hospital S. Teotónio (Viseu) e do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), em 2012. Só o concelho de Vila Nova de Foz Côa não conta com nenhum parto nestas duas unidades hospitalares.

Em Viseu, 181 partos foram de guardenses, pelo que cerca de 8 por cento dos 2.174 nascimentos contabilizados pelo Hospital S. Teotónio são atribuídos a mães oriundas do distrito da Guarda. Estas são provenientes de 11 concelhos. As exceções são Vila Nova Foz Côa, Manteigas e Sabugal. Já no CHCB, os 24 partos correspondem a residentes dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Pinhel e Sabugal. O concelho raiano, que era uma das exceções em Viseu, é aquele que, no distrito, contribui com mais nascimentos para o CHCB (8 partos). A percentagem é inferir à de Viseu, já que se situa em 4 por cento de um total de 598 partos (segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde).

Quer isto dizer que, pelo menos, 205 mães do distrito da Guarda não tiveram os seus filhos na maternidade do Hospital Sousa Martins. Os nascimentos da ULS da Guarda poderiam assim ter chegado, hipoteticamente, aos 821partos, se somarmos os partos em Viseu e na Cova da Beira aos 616 indicados a O INTERIOR pela diretora de obstetrícia da ULS Guarda.

Sobre o autor

Leave a Reply