Arquivo

2018, um ano de mudanças?

Expectativas para 2018

1. Espero que se aposte de uma forma clara na prevenção dos incêndios e que se melhore a capacidade de combate às chamas.

2. Espero que haja políticas públicas efetivas relativas ao ordenamento do território, à coesão social, com forte investimento público no interior que promova o emprego e que combata o despovoamento cada vez mais visível em quase dois terços do território nacional.

3. Espero que seja um ano com mais crescimento económico, melhor emprego, com um combate sério à precariedade laboral.

4. Espero que seja um ano em que se consiga renegociar os juros e os prazos da dívida portuguesa, para se conseguir sair deste ciclo infernal de empobrecimento a que temos sido sujeitos.

5. Espero que seja o ano da aprovação da despenalização da morte assistida, um tema que urge discutir seriamente na sociedade portuguesa.

6. Espero que haja uma real descentralização de serviços do Estado para o interior.

7. A nível do concelho da Guarda, espero que 2018 marque o arranque do importante projeto dos “Passadiços do Mondego”.

O que não gostaria que acontecesse em 2018

1. Que a fatura da água no concelho da Guarda não aumente um cêntimo que seja, pois pagamos um valor quase escandaloso por esse bem essencial.

2. Que o atual modelo da “Guarda Cidade Natal” se mantenha nos moldes atuais. Este modelo de “plástico” está esgotado e espero não voltar a ver no Natal de 2018 a Praça Velha transformada num local triste e deprimente.

3. Espero não continuar a ver no meu concelho a ausência de uma política cultural verdadeira que tem sido substituída por eventos desgarrados sem qualquer mais valia para a região onde vivemos.

4. Espero que o Instituto Politécnico da Guarda não continue no atual rumo (sem uma estratégia clara fazendo uma “navegação à vista”) sob pena de não ter, a médio prazo, qualquer futuro.

5. Espero que a tragédia dos incêndios que se abateu no nosso país em 2017 nunca mais seja possível.

Jorge Mendes*

* Professor do Instituto Politécnico da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply