Arquivo

2018 – O ano da afirmação do INTERIOR

Mais um ano que se inicia e esperança renovada que “seja este ano” que as coisas de facto mudam para melhor no Interior.

Em termos regionais, espero que as promessas que foram feitas por toda a classe política, depois dos trágicos acontecimentos relacionados com os incêndios, não caiam em saco roto.

Já se fizeram tantos pactos neste país que chegou a hora de se fazer um verdadeiro pacto pela coesão territorial e pela defesa do Interior. O Movimento em Defesa do Interior dará certamente um contributo importantíssimo para que verdadeiramente se avance com propostas concretas e que se possam implementar a curto prazo. Só desta forma conseguiremos estancar esta fuga das pessoas do interior. Sem verdadeiras políticas fiscais que tornem o interior verdadeiramente competitivo, iremos assistir ao definhar da nossa região.

Gostava de ver, a nível regional, mais “concertação” na promoção dos eventos que existem nos concelhos da Beira Interior para que desta forma a atratividade turística seja potenciada e quem se desloque à Beira Interior possa ter uma oferta de eventos que permita prolongar as estadias na região. Criar uma “Agenda de Eventos Regional” que proporcionasse uma consulta fácil dos eventos da região.

Desejo que a tensão crescente entre a Coreia do Norte e os EUA baixe consideravelmente sob pena de se caminhar para o abismo com consequências catastróficas para a humanidade. Uma palavra para a Catalunha e para Espanha, que deverão esgotar TODAS as possibilidades para se entenderem, seja por mais autonomia, seja por uma via federalista; sendo certo que estes sinais são muito preocupantes e poderemos, com o caso da Catalunha, abrir na Europa uma caixa de Pandora com consequências muito negativas para o projeto europeu que é – e isso deveria orgulhar TODOS os Europeus – o mais extraordinário projeto de integração democrática do mundo. Por muito que se diga, nunca tantos viveram com esta qualidade de vida, e em paz, durante tanto tempo.

Rodolfo Queirós*

* Diretor técnico da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior

Sobre o autor

Leave a Reply