Arquivo

2017 um ano de concretizações para a Covilhã

Opinião – O que esperar de 2017

2017 vai ser um ano de realizações e obras na Covilhã! E vai ser assim, não por ser um ano eleitoral, mas porque as candidaturas aos fundos comunitários só agora estão a abrir.

Após a urgente e indispensável estabilização financeira e operacional da Câmara Municipal, que encontramos no estado por todos já conhecido, e sendo parte muito significativa destas obras financiadas por fundos comunitários que, apesar do atual Quadro Comunitário estar teoricamente em vigor desde 2014, só agora começam a ser desbloqueadas, afirmo que 2017 será o ano em que estes grandes projetos com apoios comunitários vão avançar no terreno.

Vamos arrancar neste ano com obras essenciais e estruturantes para a cidade e para o concelho, tais como a requalificação do Teatro Municipal e a construção do Centro de Inovação Cultural da Covilhã; a recuperação do antigo edifício da PSP, que dará lugar ao Centro de Inovação Empresarial; a recuperação do edifício do antigo Liceu (ao Jardim) para ali instalar o Centro de Inovação Social; as obras de requalificação da Central de Camionagem; a implementação do Plano de Mobilidade Suave da Covilhã que irá trazer ciclovias, rede de bicicletas elétricas, bilhética integrada e outros instrumentos de facilitação da mobilidade no concelho, reduzindo os impactos ambientais dos transportes; continuação do plano de asfaltamento e reparação de vias rodoviárias; várias obras disseminadas pelas freguesias; concretização do Jardim das Artes.

Enfim, 2017 será um ano de viragem em que os covilhanenses poderão ver já o impacto das políticas de saneamento financeiro e planeamento estratégico para o futuro da nossa cidade que o executivo a que presido tem levado a efeito.

Estou também confiante que 2017 será um ano muito positivo em termos de emprego e captação de investimento, concretizando projetos já anunciados e em curso, bem como novos projetos e investimentos empresariais para o nosso concelho, pelos quais tenho trabalhado afincadamente. Sem dúvida que a captação de investimento, a criação de emprego e a dinamização empresarial são fulcrais no desenvolvimento de toda a região. Um emprego que se cria é, grosso modo, uma família que aqui se fixa.

Esta luta pelo desenvolvimento do interior não pode ser travada apenas pelas autarquias. O poder central e os governos da República devem deixar de olhar para o nosso território como o parente pobre, uma fatalidade do destino, uma fragilidade, um problema ou um custo e passar a encará-lo como detentor de vantagem competitiva, um fator de diferenciação e uma oportunidade de desenvolvimento integrado de todo o território nacional! Quer do ponto de vista político, como cultural, económico e sobretudo social.

É preciso que o poder central olhe para o interior e haja sobretudo vontade política para resolver os seus problemas, não por decreto ou com uma varinha mágica, mas com opções concretas sobre assuntos concretos. Como já aconteceu no passado, por exemplo, com a localização da Faculdade de Ciências da Saúde na UBI, com a construção da A23, com a conclusão do regadio da Cova da Beira, com a eletrificação da ferrovia, com a diferenciação fiscal para as empresas que aqui se localizam, etc.

O desenvolvimento do interior faz-se pela tomada de decisões políticas concretas, por políticos corajosos, ambiciosos, com rasgo e visão de futuro!

Esperemos que este novo ano seja um ano de esperança e de confiança. Os sacrifícios que temos feito até aqui não são em vão, estão a produzir resultados e, por isso mesmo, 2017 será também um ano de realizações e concretização de obras e projetos importantes para o município.

A nível pessoal, quero continuar a servir os covilhanenses, com total entrega, espírito de missão, lealdade, determinação e coragem.

É para os covilhanenses e em nome dos covilhanenses que, com grande honra, desempenho as funções de presidente da Câmara e é em nome dos covilhanenses e pelos covilhanenses que quero continuar a trabalhar para desenvolver a nossa terra.

Faço votos para que o dinamismo e a energia positiva possam contagiar cada um dos nossos concidadãos, contribuindo para que cada um deles tenha um 2017 melhor e com mais sucessos que o ano que terminou.

Vítor Pereira

Presidente da Câmara da Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply