Arquivo

«2013 foi para nós um dos melhores anos no que diz respeito a vendas de viaturas»

Entrevista a Hugo David da Silva Neves, colaborador da Parkauto com sede em Rio de Mel – Trancoso

P – O que é a empresa Parkauto?

R – Parkauto é um nome de marketing que escolhemos e que adaptámos ao nosso logótipo. A Parkauto tem como gerente a nossa mãe, Ermelinda Silva Neves, que gere também outra atividade comercial no ramo dos eletrodomésticos e material elétrico.

Nós, Hugo Neves e Daniel Neves somos colaboradores e responsáveis da Parkauto.

Eu (Hugo Neves) ocupo-me com a parte comercial da nossa empresa, o meu irmão Daniel Neves está responsável pelo recondicionamento e serviço pós-venda. A Parkauto dedica-se à comercialização de carrinhas de caixa aberta mais recentemente conhecidas como pick-ups.

P – Como surgiu a Parkauto?

R – A empresa Parkauto surgiu no ano 2000, no entanto já anteriormente trabalhávamos o mercado automóvel em menor escala. Poderemos apontar o ano de 1995 como o início do comércio de automóveis pelo nosso pai, Adriano Neves. O nosso mercado foi iniciado com as viaturas comerciais, o que nós apelidamos de “carros de trabalho”. No ano 2000, já com alguns clientes, sentimos necessidade, devido à procura existente, de abrir um espaço ao público com mais diversidade de viaturas, podendo assim dar uma melhor resposta aos pedidos dos nossos clientes. A Parkauto surgiu por “exigência” ou “a pedido” dos nossos clientes. No ano 2000 no mercado automóvel, a resposta em relação a viaturas comercias era fraca e eram, na altura, ainda mais escassas as pick-ups 4×4. Posteriormente a Parkauto tem tido uma constante evolução, desde a diversidade e qualidade de viaturas, passando pelo recondicionamento até ao serviço de garantia pós-venda.

P – Quais os serviços que a Parkauto disponibiliza aos seus clientes?

R – A Parkauto tem dois stands de automóveis, a sede na estrada Nacional 226 em Rio de Mel e uma pequena filial na Mêda. Trabalhamos ainda com alguns colaboradores no distrito da Guarda e Viseu que têm para venda viaturas com “a marca” Parkauto. Dispomos de um stock constante de 30 viaturas sendo mais de 80% de pick-ups. No nosso stock podem encontrar ainda furgões, viaturas 3500kg, todo o tipo de viaturas de caixa aberta 4×4 ou 4×2, desde semi-novas até às viaturas usadas devidamente revisionadas, todas elas com preços bastante acessíveis. Fomos pioneiros no comércio com os 4×4 e somos hoje sem dúvida a empresa do ramo automóvel que lidera o mercado da região tanto em quantidade como qualidade com um largo conhecimento da realidade das 4×4. Quanto às marcas, trabalhamos com as “melhores”, damos preferência aos japoneses devido ao elevado grau de qualidade, robustez e durabilidade com que são construídos. As marcas de eleição da Parkauto são Nissan, Mitsubishi, Mazda, Isuzu, não podendo deixar de fazer uma especial referencia à Toyota “que veio para ficar”. Grande parte das nossas viaturas são provenientes de financeiras e de gestoras, conhecendo o histórico de manutenção da grande maioria.

Desde 2005 que contamos com uma oficina própria para serviço exclusivo das nossas viaturas e dos nossos clientes. Assim sendo conseguimos dar uma resposta mais rápida e eficaz ao cliente que depositou confiança na Parkauto aquando da compra da sua carrinha.

P – Atualmente a nossa economia começa a dar sinais positivos de recuperação. Em que sentido estes sinais se fazem notar no seu negócio?

R – De um modo geral, o concelho de Trancoso não parou nem estagnou com estes tempos adversos que se viveram a nível nacional, pese embora o facto de as pessoas se retraírem com as notícias dos meios de comunicação social. Nota-se que há vontade de continuar, há hoje uma grande vontade de criar o próprio emprego e isso por consequência leva à procura de uma viatura para auxiliar o pequeno negócio, esperamos também que os novos quadros comunitários “recrutem” jovens agricultores e outro tipo de investimentos e aí haverá também necessidade da aquisição de viaturas para o desempenho das tarefas de cada um.

Nos dias que correm a decisão pela compra de uma viatura usada semi-nova é, sem dúvida, a decisão mais acertada. O cliente que esteja a pensar comprar uma viatura se fizer as contas poupa na casa dos 30% numa viatura semi-nova em relação a uma viatura nova.

2013 foi para nós um dos melhores anos no que diz respeito a vendas de viaturas, houve durante todos os meses do ano procura de viaturas, ao contrário dos anos anteriores em que havia sempre 2 ou 3 meses mais parados.

P – Relativamente às participações na Feira de São Bartolomeu, qual é o vosso feed back?

R – A semana que antecede a Feira de São Bartolomeu é para nós a mais trabalhosa do ano inteiro. Porque temos a consciência de que vem a Trancoso gente de todo o país e desta forma as viaturas têm que estar recondicionadas ao pormenor. Embora na nossa opinião haja a necessidade de acertar alguns pontos na Feira de São Bartolomeu, esta continua a ser sem dúvida a melhor da região. No que diz respeito a condições, localização e diversidade de expositores é mesmo muito boa. Ainda hoje há quem “se guarde” até à altura da feira para fazer os mais variados tipos de compras.

P – Quais os vossos planos para o futuro?

R – Temos a consciência de que embora haja sinais positivos de recuperação, os tempos não são de extravagâncias. Somos dois irmãos muito ambiciosos e queremos continuar o trabalho iniciado pelos nossos pais. Já no início de 2014 poderemos dotar a nossa oficina com uma linha de pré-inspeção de viaturas, e posteriormente temos como objetivo criar uma nova imagem para o stand de vendas. Isto tudo graças ao nosso trabalho, empenho e dedicação que a juntar à nossa humildade e seriedade levam o cliente a não ter dúvidas quando decide comprar a sua pick-up. Os nossos clientes são o nosso marketing/publicidade. Temos consciência de que se servirmos o cliente conforme nos é exigido, ele passará uma mensagem positiva a nosso respeito. E porque estamos nesta altura, aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um 2014 próspero em realizações a todos os nossos colaboradores, clientes e amigos.

Crescemos consigo!!! Parkauto, siga o seu caminho connosco.

Sobre o autor

Leave a Reply