Arquivo

2013 em retrospetiva

O INTERIOR deita nesta edição um olhar sobre os principais temas que foram notícia nas nossas edições ao longo do ano que agora chega ao fim

Janeiro

A primeira edição de O INTERIOR em 2013 titulava em destaque que o ministro da Saúde, que veio à Guarda dar posse ao novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde presidido por Vasco Lino, não se comprometia com as obras da segunda fase do Hospital Sousa Martins. Na altura, Paulo Macedo afirmava que a prioridade da tutela era «por o novo pavilhão ao serviço da população». Página do facebook defendia que Virgílio Bento avançasse como candidato independente à Câmara da Guarda. Na semana seguinte, ficava a saber-se que as novas regras de faturação desagradavam aos comerciantes da Guarda, que se queixavam do investimento feito na aquisição de registadoras e de não saberem em concreto o que tinham que fazer para se adaptarem à nova legislação. O município de Almeida surgia como o concelho com melhor qualidade de vida na região no Indicador Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social de Portugal, elaborado pela UBI, enquanto a Guarda surgia como a pior capital de distrito. Em Manteigas, era notícia a ameça feita por 40 bombeiros de abandonarem a corporação local caso o presidente da associação humanitária não se demitisse. Últimos desempregados da Delphi da Guarda estavam prestes a ficar sem subsídio e, em contraponto, a Coficab via a sua expansão ser considerada de interesse público municipal. Na política, Manuel Rodrigues, então líder da concelhia do PSD da Guarda, fartou-se de esperar por uma decisão da Distrital e informava da sua indisponibilidade para poder entrar nas cogitações do partido para ser candidato à Câmara da Guarda. Na Covilhã, Pedro Farromba apresentava-se como candidato independente ao município. Nasceram menos 211 crianças na Beira Interior do que em 2011. A neve voltou a fazer “das suas” e apanhou vários automobilistas na estrada. Os acessos à zona alta da cidade da Guarda estiveram bloqueados, assim como as ligações à A25 e A23 devido a camiões atravessados na via. No desporto, Mário Patrão, piloto de Seia, terminou o Rali Dakar na 30ª posição na categoria de motas, naquela que foi a sua primeira participação na prova. Na última edição de janeiro, o cientista Rui Costa foi notícia por desbravar caminhos para o tratamento de Parkinson e Joaquim Matias foi confirmado como candidato do PSD à Câmara da Covilhã. No Sabugal, Raihotel fechou à espera de melhores dias. Maior unidade hoteleira do concelho não resistiu à crise e mandou 11 trabalhadores para o desemprego.

Fevereiro

Seis membros de gangue da Guarda foram condenados. Tribunal aplicou penas de prisão e de multa a seis jovens que integravam o grupo que espalhou violência e agressões na cidade entre o verão de 2010 e a primavera de 2011. Na Covilhã, a cidade ficava sem cinemas e uma reunião do executivo camarário não chegava ao fim, após o abandono de cinco vereadores. Os diversos candidatos a presidentes de Câmara que trocaram de partido no distrito da Guarda foram notícia neste mês. PS concorria com um histórico social-democrata em Pinhel e com o antigo secretário de António Edmundo em Figueira de Castelo Rodrigo. Já o PSD candidatava um ex-deputado municipal socialista em Celorico da Beira. A edição de dia 21 trouxe um “novo” O INTERIOR com novo formato, com mais cor, agrafado e aparado. Em entrevista, Fernando Lopes, antigo governador civil da Guarda, defendia que «os portugueses têm que fazer justiça pelas próprias mãos, nas urnas». A criação da “Nova Dinâmica”, a empresa municipal que resultará da fusão por incorporação da Culturguarda e da Guarda, Cidade Desporto, obrigará ao despedimento de metade dos trabalhadores. Na edição de dia 28, O INTERIOR avançava que Álvaro Amaro seria o candidato do PSD à Câmara da Guarda, que pretendia contratar uma consultora internacional para vender lotes da PLIE e encontrar o modelo de gestão para a Plataforma Logística.

Março

Centenas de pessoas cantaram “Grândola” nas ruas da Guarda, em protesto pelo que estava e está a acontecer no país. Na mesma edição, O INTERIOR avançava que as remessas dos emigrantes caíram quase 39 por cento em 10 anos na Beira Interior, passando de 616 milhões de euros em 2000 para pouco mais de 405 milhões em 2011. Frank Gehry, um dos mais famosos arquitetos do mundo, esteve na Guarda para apresentar os primeiros esboços do hotel e do museu que idealizou para o Cegonha Negra Golf Resort & Spa, que será construído na Quinta da Bica, em Gonçalo. Em entrevista, José Gomes, um histórico do PSD, afirmou que «o PS deixou de ter qualquer interesse ou obrigação no desenvolvimento da Guarda». Grande maioria dos candidatos de PS e PSD no distrito da Guarda já eram conhecidos. Na Guarda, a janela manuelina do antigo Paço Episcopal foi classificada como Monumento de Interesse Público. No concelho do Sabugal, foi encontrado um achado macabro no cemitério das Quintas de S. Bartolomeu: um cadáver de uma criança dentro de um saco que seria de um menino que morreu num acidente rodoviário em 1968. Número de idosos a viver sozinhos ou isolados aumentavam no distrito da Guarda, que já era o terceiro com mais casos sinalizados no país.

Abril

Maternidade da Guarda foi a única da Beira Interior com mais de 600 partos em 2012. Distrito perdeu mais de dois mil habitantes num ano. Álvaro Amaro assume candidatura na Guarda, mas avisa que não é «nenhum Messias». Concelhia do PSD da Guarda demite-se em protesto contra a escolha. Roubo de botijas de gás aumenta na região. Termas de Longroiva concessionadas à Natura Empreendimentos por 30 anos. Em entrevista, Fernando Paulouro, jornalista, defende que «há aqui qualquer coisa que parece soar a um castigo sobre as populações do interior por terem menos votos». No futebol, o Manteigas sagrava-se campeão distrital a quatro jornadas do fim do campeonato. Cova da Beita tem omelhor índice de desenvolvimento da região. A indústria de confeção de vestuário continua a ter espaço para crescer na região. A exportação alimenta – quase em exclusivo – a Iuris (Guarda) e a Grasil (Belmonte), cujas encomendas subiram acentuadamente nos últimos meses. Mas nem todos têm a mesma sorte. Câmara da Guarda deliberou solicitar a dissolução da sociedade PLIE SA. Em entrevista por ocasião dos 27 anos da Universidade da Beira Interior (UBI), o então reitor João Queiroz garantia que a instituição «tem vindo a depender cada vez menos do Estado».

Maio

Joaquim Valente, então presidente da Câmara da Guarda, justificava em Assembleia Municipal que a sociedade PLIE acabava devido «a sucessivos prejuízos anuais». Cerca de 15 utentes da delegação da Covilhã da APPACDM tornavam-se protagonistas de “Síndrome de Cinema”, «um filme dentro de outro filme» realizado por quatro finalistas de Cinema da UBI. Jerónimo Pizarro, colombiano, especialista em Fernando Pessoa, vencia Prémio Eduardo Lourenço. Covilhã continuava a ter a água mais cara da região. Virgílio Bento assumia finalmente que concorria como independente à Câmara da Guarda e não se demitia das funções de vice-presidente. Na edição seguinte ficava a saber-se que Joaquim Valente retirava todos os pelouros ao vereador. Uma notícia positiva foi a de que os espanhóis passavam a vir abastecer em Vilar Formoso, pois pela primeira vez desde há muitos anos que o gasóleo não era mais barato do lado português. Em Aguiar da Beira, Câmara pagava a fornecedores em apenas quatro dias. ULS gastava menos 10 milhões no novo equipamento do Hospital da Guarda. Na Covilhã, começava a polémica relacionada com o “Espaço das Idades” com o afastamento de António Rebordão, ex-adjunto de Carlos Pinto, da coordenação do espaço. Distrito perdeu 13 mil eleitores desde 2008. No final de 2012 havia no distrito da Guarda 169.065 eleitores contra 182.066 quatro anos antes. Na Cova da Beira a quebra foi de cerca de 4.200 inscritos nos cadernos eleitorais, mais de metade dos quais na Covilhã. Já a Guarda perdeu apenas 453. Na Covilhã, ficava a saber-se que Carlos Pinto e João Esgalhado iriam novamente ser julgados por prevaricação.

Junho

Câmara da Guarda sem dinheiro. Três pedidos de apoio de associações e de despesa com a Feira de S. João eram retirados da agenda numa reunião do executivo por indisponibilidade de tesouraria. 90º aniversário de Eduardo Lourenço era mote para a conferência “Portugal e o seu destino”, que durante dois dias trouxe à cidade pensadores e investigadores nacionais e internacionais. Na Covilhã, “Espaço das Idades” era fechado a cadeado e “desaguisado” entre Câmara e Junta de Santa Maria continuava. Em Seia, Câmara mostrava-se contra «progressivo esvaziamento» do Hospital, mas ULS garantia serviços no Nossa Senhora da Assunção. No desporto, o Sporting da Covilhã era novamente repescado na secretaria para a IIª Liga. Tribunal da Guarda rejeitava providência cautelar contra candidatura de Álvaro Amaro. Festa do pião enchia Praça Velha da Guarda. Greve de professores paralisava exames nacionais na região. Empresa de enfermagem faturava 1,1 milhão de euros na ULS da Guarda, cidade que tem supermercados mais caros que a Covilhã. António Fidalgo e João Queiroz, candidatos a reitor da UBI, diziam em entrevista o que os diferenciava e quais os seus projetos para os próximos quatro anos. Acidente à entrada da estação ferroviária da Guarda provocava dois mortos.

Julho

Data Center da PT na Covilhã entrava em contagem decrescente. Guarda era o distrito com menos imigrantes. António José Seguro, líder do PS, esteve na região a apadrinhar as candidaturas de Dias Rocha em Belmonte e de Vítor Pereira na Covilhã. Culturguarda com resultado líquido de zero euros. Na Covilhã, Tribunal devolvia “Espaço das Idades” à Junta de Santa Maria. José Carvalho era anunciado como novo treinador do Manteigas para atacar o Nacional de Seniores. António Fidalgo era eleito novo reitor da UBI. No seguimento da sugestão “A Praça na Praça”, de Luís Baptista-Martins, O INTERIOR foi saber o que pensavam da ideia os dirigentes associativos, o presidente da Câmara, os candidatos e os cidadãos. ULS da Guarda reabria cantina do Hospital da Guarda em contentores. No ensino superior, IPG tinha menos vagas e UBI mantinha. Guarda e Covilhã pediam mais médicos especialistas. Câmara da Covilhã perdia dois vereadores, em virtude do concelho passar a ter menos de 50 mil eleitores. Estudantes da Escola Secundária da Sé (Guarda) venciam jogos da FISEC em futsal e sagravam-se campeões “mundiais”. Câmaras da região deviam 401 milhões de euros. O Fundão ultrapassava a Covilhã como a autarquia mais endividada, à frente de Seia e Guarda. Só estes quatro municípios eram responsáveis por mais de metade da dívida global das 17 Câmaras da região.

Agosto

Na primeira edição deste mês ficou a saber-se que a Câmara da Guarda era obrigada a pagar 500 mil euros de IVA, um valor que não foi liquidado aquando da transmissão do edifício do TMG para o património da Culturguarda, concretizada em 2008. A Carveste suspendia a laboração, mandando mais de 200 funcionários para casa. Na Covilhã, Carlos Pinto e João Esgalhado eram absolvidos de prevaricação. Os incêndios chegavam em força e um bombeiro da Covilhã morreu quando protegia casas ameaçadas. Na zona do Vale do Mondego, na Guarda, chamas consumiram em instantes décadas de trabalho. Tribunal da Guarda rejeitou candidatura de Baltazar Lopes à Câmara devido a irregularidades nas declarações de propositura. Bloco de Esquerda conseguiu que o Tribunal declarasse Álvaro Amaro inelegível, enquanto José Igreja apresentou um pedido de impugnação das assinaturas dos proponentes das listas de Virgílio Bento. Ficou a saber-se também que o Tribunal Constitucional é que iria decidir se Álvaro Amaro, Virgílio Bento e Baltazar Lopes poderiam concorrer à Câmara da Guarda. Turismo do Centro sem representantes da Serra da Estrela. Em Trancoso, Feira de São Bartolomeu atraiu mais de 100 mil visitantes. IPG e UBI mostravam-se preocupados com novos cortes no financiamento.

Setembro

66,5 por cento da área ardida no distrito da Guarda ocorria na última quinzena de agosto. Centenas de espetadores assistiram à recriação histórica do Cerco de Almeida. UBI tinha uma taxa de ocupação de quase 77 por cento. Já O IPG ficava-se pelos 27,2 por cento, isto na primeira fase de acesso ao ensino superior. Abertura do novo pavilhão do Hospital da Guarda foi adiada mais uma vez. Câmara da Covilhã agendava reuniões extraordinárias diárias. Tribunal Constitucional confirmava exclusão das candidaturas de Virgílio Bento e Baltazar Lopes, enquanto aceitava a candidatura de Álvaro Amaro. Cinco candidatos oficiais à autarquia da Guarda criticavam adiamento da abertura do novo pavilhão do Hospital. PLIE, centro histórico, reabilitação urbana, mercado municipal e parque municipal eram algumas das áreas prioritárias para Álvaro Amaro, Eduardo Espírito Santo, José Igreja, Marco Loureiro e Mário Martins. Data Center da PT na Covilhã era inaugurado, tendo sido criados 100 postos de trabalho diretos.

Outubro

Álvaro Amaro arrasava PS na Guarda. Pela primeira vez, Câmara da sede de distrito via ser eleito um presidente fora da esfera do PS. Na Covilhã, Vítor Pereira ganhava sem maioria absoluta. Em Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva destronava António Edmundo. Amílcar Salvador ganhava Câmara de Trancoso. Fornos de Algodres virava à esquerda com Manuel Fonseca e independente Joaquim Bonifácio fazia história em Aguiar da Beira. Na Guarda, “call center” da Addeco encerrava três anos depois de ter entrado em funcionamento. O alarme “soava” e 10 repartições de Finanças estavam em risco de fechar no distrito da Guarda. Estudo do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos concluía que apenas os serviços da Guarda, Gouveia, Seia e Sabugal escapavam ao encerramento analisado pelo Ministério. O pastor guiado pelo rebanho. Carlos Vendeiro deixou de ver há três anos, mas nem por isso abandonou a pastorícia. Na tomada de posse, Álvaro Amaro avisou que queria reestruturação «imediata» dos serviços da Câmara e anunciava que ia fazer uma auditoria à situação do município. Tribunais da Mêda, Fornos de Algodres e Sabugal estavam em risco de fechar, de acordo com proposta do Ministério da Justiça. Em Celorico da Beira, manifestação convocada pela Câmara contra fecho de serviços públicos juntava perto de duas mil pessoas. Na Covilhã, Vítor Pereira avisava que a Câmara estava «presa por arames e fios de lã podre». Futuro do ensino superior na região deverá passar por uma relação mais próxima entre a UBI e os Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco. Soube-se ainda que a Região Centro receberá mais 25 por cento de fundos comunitários.

Novembro

Cine Teatro da Guarda era posto à venda na internet por 10 milhões de euros. Beira Interior Norte pode ficar sem 80 por cento da população até 2100. Na Guarda, os resultados de uma auditoria interna fizeram soar o alarme no novo executivo. Álvaro Amaro dizia mesmo que «nenhuma empresa ou autarquia consegue sobreviver com uma dívida de 13 milhões de curto prazo e com défice crónico». Câmara proibida de gastar mais do que o indispensável. As melhores escolas da região ficam no Fundão, Cerdeira, Covilhã e Carvalhal Formoso. Poder de compra aumentava 4,3 por cento na região. Dívidas de portagens são crime fiscal. Enfermeiros precários contratados na ULS da Guarda. Dez profissionais dispensados pela ULS da Guarda no final de outubro protestaram contra a precariedade laboral e no dia seguinte a ARS Centro aprovou a sua readmissão. Américo Rodrigues era demitido por Álvaro Amaro da direção do Teatro Municipal da Guarda, após convocar conferência de imprensa para esclarecer concerto do Dia da Cidade. Saída de ambulância do INEM contestada em Trancoso. Guarda perde laboratório de sanidade animal. Iluminação de Natal está de volta à cidade. Mega associação empresarial nascia para ajudar a desenvolver a região. Falecia Evelina Coelho.

Dezembro

Ex vice-reitor do Fundão era condenado a 10 anos de prisão por abusos sexuais. Coficab recebia Prémio Produto Inovação por parte da Cotec. Autarcas perdiam 20 por cento dos salários. Maioria dos presidentes de Câmara da região auferia 2.626 euros por mês, menos 426 do que há quatro anos. Na Covilhã, Vítor Pereira avisava que a Câmara podia vir a necessitar de saneamento financeiro. Covilhã conquistava presidência da CIM das Beiras e Serra da Estrela, enquanto a Guarda ficava com a sede. Aldeias às portas da Guarda continuavam à espera de água canalizada. Em entrevista, António Fidalgo, reitor da UBI, garantia que via «com bons olhos a eventual integração dos politécnicos numa grande universidade do interior». Na Guarda, o presidente do IPG avisava que a instituição «não pode ficar à espera do Governo». Em Belmonte, credores aprovavam liquidação da Carveste. Bispo da Guarda mostrava-se «triste» com a condenação do padre do Fundão. Na Covilhã, Câmara aprovava orçamento de 43 milhões e independentes retiravam confiança política a Nelson Silva, que viabilizou delegação de competências e contratualização de avenças. Já na cidade mais alta, o Orçamento para 2014 é o mais baixo das últimas décadas, sendo que grande parte dos 38,4 milhões aprovados pelo executivo e Assembleia Municipal destina-se «a gerir» uma dívida de 75 milhões de euros. A Câmara presidida por Álvaro Amaro decidiu ainda denunciar o contrato de compra do edifício do “Bacalhau”, onde funciona a escola profissional Ensiguarda.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply