Arquivo

2010 em retrospectiva

O INTERIOR recorda os acontecimentos e as notícias que marcaram o ano que termina amanhã. O destaque vai para a crise na Delphi, mas também para o estágio da selecção nacional na Covilhã, para o fecho do Hotel Turismo e a abertura do Museu do Côa. Houve também histórias de gangues e a entrada em funcionamento do primeiro troço do IP2, entre a A25 e Trancoso. Já O INTERIOR comemorou uma década.

Janeiro:

O início do ano ficou marcado por um prenúncio do que seria 2010, quando o Centro de Emprego começou a receber os primeiros despedidos da Delphi. Mais optimista, o recém-empossado Governador Civil, Santinho Pacheco, visitou a maternidade do Sousa Martins e garantiu que aquele serviço não vai fechar «a curto e médio prazo». Ainda na Saúde, ficou a saber-se que os hospitais da região estão acima dos mínimos para ter unidades de Oncologia, que o Governo quer concentrar. Na Covilhã, o Centro Hospitalar da Cova da Beira comemorou 10 anos e, na Guarda, a neve voltou a ser sinónimo de confusão, a tal ponto que o Governador Civil reclamou mais meios para a limpeza de neve na cidade. A região tem 10 locais pré-seleccionados para o concurso das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. É anunciado o GuardaLink, um “cluster” de transportes de mercadorias que ficará sediado na Guarda. Em Celorico da Beira, os ladrões levam documentos e uma pistola do cofre da Câmara.

Fevereiro:

O INTERIOR titula que vêm aí as portagens na A25, enquanto o Governo, apertado pelas contas, anuncia a suspensão sine die da concessão rodoviária da Serra da Estrela. A austeridade também deixa rasto no PIDDAC para o distrito da Guarda, que fica abaixo dos 7 milhões. Na Covilhã, a autarquia e alguns privados criaram uma associação de promoção turística do concelho, isto numa altura em que a cidade foi escolhida para o estágio de preparação da selecção de futebol para o Mundial 2010. Por cá, fomos ouvir a lengalenga de Casal de Cinza e noticiámos que a Câmara da Guarda foi obrigada a repavimentar várias ruas intervencionadas à pressa durante a campanha autárquica. Já o município do Fundão concessionou a água e o saneamento a privados. A crise da Delphi adensou-se e a multinacional anunciou mais despedimentos até Maio com a garantia de que serão suficientes para continuar na Guarda.

Março:

O INTERIOR assinalou 10 anos com uma revista sobre a primeira década do século XXI. A Câmara da Covilhã conseguiu comprar finalmente o Teatro-Cine e promete transformá-lo no Teatro Municipal da Covilhã. Mas nem tudo são rosas. O vereador João Esgalhado fica sem pelouros, uma decisão nunca justificada. Outras contas tem que fazer a autarquia da Guarda, pois é a que mais gasta em iluminação pública. O tribunal local condenou o homicida da esposa, Sandra, a 19 anos de prisão. Na Guarda, a Escola C+S de S. Miguel reclama obras, enquanto a primeira fase da empreitada de ampliação e requalificação do Hospital Sousa Martins recebe 35 milhões do FEDER. Na área do emprego, o “call center” da Teleperformance contrata mais 220 pessoas na Covilhã.

Abril:

O mês começa com a notícia de que a região tem dezenas de empregos que ninguém quer e sabe-se também que os serviços técnicos da Câmara da Guarda terão repreendido o engenheiro José Sócrates por «desleixo profissional» nos anos 80. Os comerciantes reclamam obras no mercado municipal da Guarda e Paulo Manuel foi reeleito na Associação Comercial, que vive apertada pela dívida a curto prazo. Problema que está imparável na autarquia. Segundo o relatório de contas de 2009, o município devia 64,2 milhões no final desse ano, mais 6 milhões que em 2008. A Delphi anunciou o despedimento de mais 258 pessoas e o Hotel Turismo estava em falência técnica. Na Covilhã, Carlos Pinto antecipou-se a todos e reivindicou um hospital central para a cidade, o que motivou críticas do Governador Civil da Guarda. Neste mês, passaram cinco anos que o Teatro Municipal da Guarda abriu portas e mudou o panorama cultural da região.

Maio:

Houve mudanças nas concelhias locais do PS e PSD. Depois de umas autárquicas desastrosas para os sociais-democratas, João Prata é destronado por Manuel Rodrigues na Guarda. Mais pacífica foi a eleição do socialista Nuno Almeida na secção local. A Universidade da Beira Interior atribuiu honoris causa a António Guterres e a selecção nacional de futebol iniciou o estágio na Covilhã. Na cidade mais alta, um estudo revelou que os níveis de rádão são elevados em 70 por cento das casas. Já o Bairro da Fraternidade continua por requalificar após várias promessas eleitorais, enquanto abriu em Belmonte a primeira central de biomassa da região. O cerco das portagens na A25 e A23 começou a apertar-se devido à austeridade e também ao deputado socialista Vítor Batista, eleito por Coimbra.

Junho:

A contestação subiu de tom em Vila Franca das Naves, que se mobilizou contra o fim do Agrupamento de Escolas. No rescaldo, só perdeu a sede, numa altura em que o Governo anunciou que quer fechar as escolas com menos de 21 alunos. No Sabugal, o executivo minoritário de António Robalo conseguiu aprovar a nomeação de mais dois vereadores a tempo inteiro, um dos quais é o eleito do MPT, Joaquim Ricardo. Por falar em nomeações, José Albano Marques, também presidente da Federação Distrital do PS, assumiu a direcção do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda. Outra distinção mereceu o primeiro-ministro em Trancoso, que recebeu a medalha de honra do município pelo «maior investimento público de sempre» no concelho, a construção do IP2. Na Guarda, a Câmara vendeu o Hotel Turismo por 3,5 milhões à Turismo de Portugal, que pretende criar um hotel-escola. Contudo, O INTERIOR revelou que um grupo de empresários ofereceu quatro milhões. Fica em Figueira de Castelo Rodrigo a primeira área protegida privada do país, a Faia Brava, enquanto a poluição no rio Noéme continua a preocupar as populações ribeirinhas. Os três concelhos da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela decidiram realizar uma grande feira do queijo supramunicipal. A primeira edição será em Seia em 2011. O PSD junta-se “à festa” e quer toda a gente a pagar portagens, sem excepções ou isenções.

Julho:

A oposição escolheu a segunda Assembleia Municipal do ano para contestar a venda do Hotel Turismo e recomendou à Câmara cortes de 20 por cento na área da cultura, sobretudo nas transferências para o TMG. Baltazar Lopes foi o autor da proposta. Noutra instituição da cidade, Constantino Rei foi eleito presidente do IPG, cargo a que concorreu sozinho. Em Coimbra, o Tribunal de Instrução Criminal ilibou José Gomes, ex-director de Estradas de Coimbra, de uma dezena de crimes, entre os quais peculato, falsificação de documentos, participação económica em negócio, abuso de poder e prevaricação. Na Mêda, o executivo deliberou aumentar vários funcionários por opção gestionária quando não podia fazê-lo e decidiu voltar atrás depois de O INTERIOR revelar o caso. A A25 e A23 não escapam às portagens, mas, em vez de isenções, o Governo cria reduções para os habitantes e empresas da região. Entretanto, a Caritas da Guarda avisou que faltam alimentos para tantos pedidos de ajuda. Este ano, pela primeira vez, o Concurso de Vinhos da Beira Interior realizou-se em Figueira de Castelo Rodrigo e o folhetim Delphi teve um final dramático, com o anúncio do fecho definitivo da fábrica guardense no final do ano, despedindo os 318 trabalhadores que restam, e a mudança para Castelo Branco. Mas nem tudo são más notícias. Pelo lado positivo destacaram-se as visitas encenadas ao centro histórico da Guarda e a abertura do Museu do Côa.

Agosto:

O pico do Verão ficou marcado pelo regresso em força dos fogos florestais ao distrito da Guarda, que, no espaço de 15 dias, passou a liderar a área ardida no país. A Polícia Judiciária revelou ter investigado 24 casos de escravidão nos últimos cinco anos e o Ministério do Ambiente deu parecer favorável à construção da barragem de Girabolhos, no rio Mondego, entre os concelhos de Seia, Gouveia e Mangualde. Confirmado foi também o encerramento de 33 escolas do primeiro ciclo do ensino básico na região, bem como os 2,6 milhões de défice do PolisGuarda na hora de fechar as contas.

Setembro:

O mês começa com uma boa notícia, a da afluência de centenas de turistas à Sé da Guarda durante os meses de Verão. Outra é a abertura do novo edifício da Secundária Afonso de Albuquerque, a única do distrito que está a ser remodelada no âmbito dos trabalhos da Parque Escolar. Já a ULS da Guarda era acusada de concorrência desleal por obrigar os utentes a realizarem análises nos hospitais em vez dos laboratórios privados. O pior cenário também se confirmou, com o anúncio da introdução de portagens na A25 e A23 até 15 de Abril de 2011. O INTERIOR surpreende tudo e todos ao noticiar que gangues juvenis estão a atacar com violência nas ruas da Guarda e relatou casos. Na cidade, a autarquia projecta mais um silo-auto, desta vez para o Largo Frei Pedro. Já a Águas do Zêzere e Côa revelou que a dívida dos municípios duplicou no espaço de um ano.

Outubro:

Queixas-crime contra elementos dos gangues fazem manchete n’O INTERIOR, que também noticiou a tragédia ocorrida na Casa de Santa Isabel (Seia), onde mãe e filha pereceram num fogo na sua habitação. Depois de Guterres, a UBI decide atribuir o doutoramento honoris causa a Pinto Balsemão. O INTERIOR volta a fazer a diferença com uma perspectiva inédita da Praça Velha: as fotografias de Jorge Pena ajudam a perspectivar o abandono a que o “coração” da cidade está votado. Na Covilhã, são os aumentos da água que estão a causar polémica. Alheio às críticas, Carlos Pinto afirma, em entrevista a O INTERIOR por ocasião dos 140 anos da cidade, que «a Covilhã vai ser uma das grandes cidades do país». Na política, a abstenção dominou reeleição de José Albano Marques na Federação do PS da Guarda e o PIDDAC para o distrito em 2011 bate no fundo. Cavaco Silva foi à latada da UBI e teve um banho de multidão, poucas semanas antes de anunciar a sua recandidatura à Presidência da República. Por cá, o Conselho Geral do IPG chumba o nome de Paula Coutinho para a direcção da Escola Superior de Saúde. O mês terminou com o fecho do Hotel Turismo, cuja reabertura depende agora da Turismo de Portugal.

Novembro:

Este mês ficou a saber-se que as Câmaras da região vão cortar na despesa e no investimento em 2011 e que o crime da Borralheira voltou ao tribunal. Outro regresso foi o de João Esgalhado às funções executivas na Câmara da Covilhã. Na Guarda, a autarquia anuncia que não haverá iluminação de Natal devido à crise e Constantino Rei impõe Paula Coutinho na Escola Superior de Saúde. Em maus lençóis estava a empresa municipal de Pinhel por registar a marca Zéthoven, propriedade da Associação Cultural da Beira Interior. O grupo IMB passa a dominar o sector hoteleiro da Guarda após adquirir o Lusitânia, enquanto os vereadores do PSD sugerem que seja a Culturguarda a gerir a actividade cultural do concelho. A Unidade de Medicina de Reprodução abriu portas na Covilhã e a fronteira de Vilar Formoso esteve fechada durante cinco dias por causa da cimeira da NATO. Ali ao lado, a ASTA venceu o Prémio Manuel António da Mota. Na Mêda, o sindicato da administração local processou a Câmara por ter recuado com a opção gestionária. Entretanto, a ULS anunciou que abriu concurso para a empreitada das obras da segunda fase da remodelação do Hospital Sousa Martins, orçadas em 48 milhões. Jorge Mendes, ex-presidente do IPG, foi eleito Provedor do Estudante no Politécnico e a autarquia inaugurou o Centro Escolar do Vale do Mondego, no Porto da Carne.

Dezembro:

A neve voltou a fazer das suas na cidade mais alta de Portugal e no distrito que tem mais meios no país para enfrentar os nevões. Muito criticada foi também a estreia da nova rede de transportes urbanos da Guarda, enquanto a Sodecia anunciou a intenção de criar 100 novos postos de trabalho graças a novas encomendas. Na UBI, a nova presidente da Associação de Estudantes foi eleita por apenas 82 estudantes. Destaque mereceu também o rasto de destruição deixado pelo tornado no Carvalhal Formoso (Belmonte) e a mudança forçada na empresa municipal Sabugal +, onde António Robalo substituiu Joaquim Ricardo. Já na Covilhã, o PS convidou Carlos Casteleiro para concorrer à Câmara em 2013, mas este ainda não decidiu se aceita o desafio. Entretanto, o Ministério Público acusou o director regional de Agricultura, Rui Moreira, por denúncia caluniosa e difamação no caso da construção de uma moradia de Carlos Pinto. A Delphi fechou portas na Guarda e partiu para Castelo Branco, deixando mais 318 desempregados para trás. No espaço de um ano, a empresa deixou sem trabalho mais de 900 pessoas. Descontentes por não haver iluminação de Natal, os comerciantes da Rua Direita, na Guarda, pagaram para ter decoração natalícia e atrair clientes. Abriu também a Loja Social em São Miguel e a Assembleia Municipal da Guarda fez história, pela negativa, ao aprovar uma moção de repúdio contra o autor de um blogue, o polémico Américo Rodrigues. O ano termina com a abertura do primeiro troço do IP2, entre a A25 e Trancoso, naquele que é o único lanço em perfil de auto-estrada da concessão Douro Interior.

2010 em retrospectiva

Sobre o autor

Leave a Reply