Arquivo

2009 em retrospectiva

Alguns dos acontecimentos que marcaram o ano que agora termina na região

Janeiro

O ano começou com uma notícia nada auspiciosa, já que se ficou a saber que as empresas falidas na região estavam a dever 16 milhões aos seus antigos trabalhadores em salários e indemnizações. Na Guarda, a TCN descartava qualquer data para mudar mercado municipal e iniciar as obras do Guarda Shopping Center, enquanto crescia a polémica do inquérito interno aos projectos de José Sócrates na Câmara. A boa notícia fez manchete de O INTERIOR que divulgou, em primeira mão, a abertura pelo Ministério da Saúde do tão esperado concurso para a primeira fase da requalificação do Hospital Sousa Martins.

Fevereiro

Na raia, há aldeias onde a missa é celebrada em castelhano por causa da falta de padres na Diocese da Guarda. Na sede do distrito, a comissão de averiguações aos projectos de engenharia do actual primeiro-ministro não esclarece suspeitas e o PSD recorre ao Ministério Público. O Ministério do Ensino Superior determinou o fecho compulsivo do ISACE e a Delphi fechou, pela primeira vez, desde que está na Guarda para as férias de Carnaval. Já os trabalhadores da Dura Automotive saíram à rua para contestar a “lay-off” decretada pela fábrica de Vila Cortês do Mondego. Júlio Santos voltou a ser notícia, mas por o Tribunal da Relação de Coimbra ter agravado para seis anos e meio a pena de prisão a que tinha sido condenado pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, peculato e abuso de poder.

Março

6,5 milhões de euros é quanto a Câmara da Guarda pode receber se a TCN não construir o centro comercial anunciado para a zona do mercado municipal e central de camionagem. O que vai mesmo avançar é a requalificação da Secundária Afonso de Albuquerque, no âmbito do programa de modernização do parque escolar. Reflexo da crise económica que o país atravessa, há registo de alunos em dificuldades e que são apoiados pelos Serviços Sociais do Politécnico da Guarda e da UBI. A REFER fecha o troço Guarda-Covilhã da linha da Beira Baixa por causa das obras de electrificação, que ficarão concluídas só em 2012, anunciou o seu presidente. O PSD escolheu o independente Crespo de Carvalho para candidato à Câmara da Guarda, enquanto o PS volta a recandidatar Joaquim Valente. Na Covilhã, o momento é de inaugurar o elevador de Sto. António e anunciar outro. Em Ruivós (Sabugal), há Internet “wireless”, mas não saneamento básico.

Abril

Há mais de 16 mil eleitores fantasma no distrito, enquanto várias aldeias do concelho de Almeida uniram-se para cuidarem dos caminhos rurais. A Câmara da Guarda vende os primeiros lotes da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), nove anos depois do projecto ter sido posto em marcha. O guardense João Queiroz foi eleito reitor da Universidade da Beira Interior (UBI). As autarquias da Guarda, Covilhã e Fundão subiram de posição na lista de 2007 dos municípios mais endividados do país, enquanto Belmonte tem mais um museu, o das Descobertas, inaugurado com pompa e circunstância por Cavaco Silva. Adjudicada em tempo recorde, a empreitada de ampliação do Hospital Sousa Martins foi consignada ao consórcio Hagen/Edifer. Em Seia, o tribunal decreta a insolvência da Beiralã. Por cá, O INTERIOR estreia um novo site e abre as portas à interactividade com os leitores.

Maio

A requalificação do Hotel Turismo foi adiada para as calendas, enquanto o Ministério Público pôs um ponto final à polémica dos projectos de Sócrates na Guarda por eventuais ilícitos estarem já prescritos passados 20 anos. Em Figueira de Castelo Rodrigo, a aldeia abandonada do Colmeal pode vir a ser um pólo turístico. Na UBI, a eleição do reitor foi impugnada por denúncia anónima. Maio foi também o mês de abertura do retail park “In Guarda”, junto à Viceg, e o da subida do Sporting da Mêda ao Nacional da IIIª Divisão. Com o final dos campeonatos distritais e a despromoção do Mileu, a Guarda fica sem representantes na Iª Divisão na época 2009/2010, o que é um facto inédito. A Câmara de Almeida candidatou a fortaleza a Património da UNESCO, mas é vinda de José Sócrates à Guarda para lançar as obras do Hospital Sousa Martins o principal acontecimento do mês, senão mesmo do ano.

Junho

O PS sofreu uma derrota pesada nas Europeias, já a francesa Olano inicia a construção das suas instalações na PLIE, sendo a primeira empresa a instalar-se na nova área industrial da Guarda. Mais polémica foi a construção do Centro Cultural de Vila Franca das Naves em terrenos que ainda não tinham sido comprados pela Câmara de Trancoso. Na berlinda por causa do escândalo da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) e do BPN andou também Dias Loureiro, que regressou a Aguiar da Beira para ser homenageado e apoiado pelos seus conterrâneos. «Em política não há gratidão», foi a frase do momento e, talvez, o epitáfio da vida pública do antigo ministro. Entretanto, em Vila Franca das Naves, alguns moradores debatiam-se com um problema mais terra a terra, causado pelo facto do traçado escolhido para o acesso ao IP2 se fazer entre casas.

Julho

O INTERIOR é o primeiro jornal regional a lançar uma web tv. A O INTERIOR TV está acessível em www.ointerior.tv com reportagens e entrevistas sobre acontecimentos locais.

O Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela foi finalmente aprovado pelo Conselho de Ministros, enquanto formandos boicotam acções da Associação Comercial que acusam de não pagar bolsas. Um concorrente à construção do Hospital apresentou uma providência cautelar contra as obras, mas acabou por retirar a acção. Também na Justiça, os cinco arguidos do crime da Borralheira foram condenados a pena suspensa e ficaram proibidos de frequentar cafés depois das 21 horas durante meio ano. As praias fluviais de Aldeia Viçosa e Valhelhas ostentam a Bandeira Azul, facto inédito na região. Um estudo da UBI adianta que a Guarda ultrapassou a Covilhã na qualidade de vida, mas fica atrás de Castelo Branco. Revelado o segredo do Cabeço das Fráguas, O INTERIOR descobre o retiro de Verão de Odete Santos em Pêga e revela os nomes dos candidatos a deputados pelo distrito, sendo que Sócrates impõe Francisco Assis.

Agosto

Quatro emigrantes de Alfaiates, Vale de Espinho e Gonçalo perderam a vida num brutal acidente em França quando regressavam a Portugal para passar férias. A Câmara da Covilhã põe Estado em tribunal por causa do edifício do tribunal e em Maceira (Fornos de Algodres), familiares recordaram Raul Solnado, falecido neste mês. Apesar dos seus problemas com a justiça, Júlio Santos recandidata-se em Celorico da Beira com vontade de fazer história. Do outro lado do distrito, antigos habitantes e descendentes regressam ao Colmeal para matar saudades. Na área da saúde, foram detectados 20 casos de gripe A em Aldeia da Ponte, os primeiros confirmados no distrito. Em pleno estio, há centenas de banhistas que sobem à Serra da Estrela para se refrescar na praia mais alta do país, no Vale do Rossim. O mês despede-se com um grande incêndio na zona do Sabugal, que consumiu milhares de hectares e deixou agricultores desesperados.

Setembro

O Hospital de Seia reabre após obras e com mais camas. Os prejuízos apurados no Sabugal devido ao grande incêndio de final de Agosto rondam os 10 milhões de euros. A zona foi visitada por Cavaco Silva, que pediu «ânimo e apoios» para ultrapassar a tragédia. As Finanças multaram a Câmara da Guarda por os recibos dos parquímetros da cidade indicarem que serviço não estava sujeito a IVA. Também na região, a crise fez disparar o cultivo de cannabis, enquanto o Governo autorizou a Câmara de Fornos a contrair um empréstimo de 35 milhões para evitar falência. Já a Adecco escolhe a Guarda para instalar um “call center” e criar 250 postos de trabalho.

Outubro

As legislativas ficaram marcadas pelas subidas fulgurantes do Bloco de Esquerda e do CDS no distrito da Guarda, enquanto PS venceu com mais 400 votos que o PSD, o grande derrotado destas eleições. O ministério da Agricultura deu finalmente aval a um olival biológico com mais de 5 mil hectares na Beira Interior e o famoso “G” pode vir a deixar de ser rotunda face às exigências da nova legislação. No Sabugal, os criadores de gado estavam dependentes da Câmara por causa dos atrasos nas ajudas do Governo após o grande incêndio de Agosto. Joaquim Valente foi reeleito na Guarda com mais de 6.879 votos que Crespo de Carvalho. Destas autárquicas saíram também novos protagonistas, como Armando Carneiro, que destronou o “dinossauro” social-democrata da Mêda João Mourato. Gustavo Duarte (Foz Côa) e Esmeraldo Carvalhinho (Manteigas) protagonizaram outras mudanças. Passada a época de incêndios, um balanço da Autoridade Nacional Florestal revela que, este ano, a área ardida é dez vezes superior à de 2008. A Delphi confirma o despedimento de 500 pessoas até Março de 2010.

Novembro

O Tribunal de Contas chumbou o contrato de concessão da auto-estrada Douro Interior, entre Celorico da Beira e Macedo de Cavaleiros, cujas obras tinham arrancado em Agosto no distrito. No discurso de tomada de posse, Joaquim Valente assume a criação de emprego como prioridade deste mandato, enquanto um projecto de investigação mede níveis de radão das habitações da cidade graças à instalação de dosímetros. Santinho Pacheco foi nomeado novo Governador Civil da Guarda e apela à unidade distrital tendo em vista o arranque do processo de regionalização.

Dezembro

Com a polémica instalada no canil municipal da Guarda, onde abundam as queixas de maus tratos aos animais, a associação “A Casota” diz-se disponível para ajudar na gestão daquele serviço. Já o Vivaci, o primeiro centro comercial da cidade, teve três milhões de visitantes no seu primeiro ano de funcionamento. Talvez por isso, a Guarda tem o melhor índice de poder de compra da região, sendo apenas suplantada por Castelo Branco. Os vereadores do PSD divulgam o relatório da Inspecção-Geral de Finanças que classifica de «grave» situação da Câmara da Guarda e Álvaro Amaro foi reeleito na distrital do PSD, vencendo Ana Manso. À quarta tentativa, os credores aprovaram a plano de insolvência da Beiralã, em Seia, cuja laboração deverá ser retomada em Janeiro. O Politécnico da Guarda vê-se novamente obrigado a “apertar o cinto”, pois o Governo não aumenta as verbas em 2010. Os municípios estão contra os aumentos propostos pela Águas do Zêzere e Côa e a ULS da Guarda estuda a concentração de extensões de saúde. Na Delphi, sabe-se que há mais 15 funcionários despedidos, entre os quais o director da fábrica. A crise na empresa de cablagens foi o tema central da primeira Assembleia Municipal da Guarda deste mandato. Manteigas candidata o Vale Glaciar do Zêzere ao concurso das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” e a PJ indicia o antigo presidente da Câmara de Celorico da Beira, António Caetano, de peculato.

Edição 501 de 30 de Julho de 2009

2009 em retrospectiva

Sobre o autor

Leave a Reply