A Aldeia Histórica de Sortelha (Sabugal) vai receber no sábado a recriação da lenda romântica do “Beijo sem Fim”, inserida no ciclo de animação “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas.
Trata-se de uma lenda da localidade e retrata a história «no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno», avança a organização do evento.
Durante o dia, a lenda será o mote para visitas guiadas, oficinas gastronómicas e ainda um concerto de Luísa Sobral, à noite. Devido às normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia. A atividade conta ainda com transmissões “livestreaming”, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.