A Universidade da Beira Interior (UBI) foi considerada, pelo quinto ano consecutivo, uma das melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos.
A UBI, sediada na Covilhã, está classificada no patamar 151-200 do estudo do Times Higher Education Young University (THE-YUR) Rankings de 2021. A universidade mantém-se na posição de 2020, apesar de terem sido analisadas mais 61 instituições relativamente ao relatório anterior. Esta edição deste ranking inclui 475 universidades de 68 países. «A solidez da posição da UBI em contexto de concorrência deve-se a ter melhorado três classificações, dos cinco parâmetros: Citações, internacionalização e Investigação. Nas duas últimas, é o segundo ano consecutivo a melhorar a classificação. Nos restantes – Transferência de Conhecimento e Ensino – o ranking de 2021 indica descidas pouco significativas, de apenas algumas décimas», destaca a instituição dirigida por Mário Raposo em comunicado.
O THE-YUR aplica a mesma metodologia usada para elaborar o World University Rankings (em que a UBI está no patamar 601-800, entre 1.500 instituições de ensino superior analisadas, de 93 países). No entanto, as ponderações são ajustadas para refletir o perfil das missões das universidades fundadas há menos de 50 anos, depois de 1971. São usados indicadores de desempenho calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas de acordo com a confiança de estudantes, académicos, responsáveis universitários, indústria e Governos.