A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de modernização do subtroço Cerdeira-Vilar Formoso, na Linha da Beira Alta, num investimento de 43 milhões de euros.
Com um prazo de execução de 729 dias, a obra faz parte do projeto de modernização daquela linha ferroviária, que está incluído no programa Ferrovia2020 e complementa a intervenção já concluída no troço Guarda-Cerdeira, já no concelho do Sabugal. A via com 29 quilómetros de extensão será renovada integralmente, estando ainda prevista a construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em estações/apeadeiros para serviços Internacional/Intercidades e com 100 metros de extensão para serviço regional. Será igualmente renovado os “lay-outs” das estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso «com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750 metros e otimização das condições de exploração», entre outros trabalhos previstos.
A IP refere que o investimento na renovação da Linha da Beira Alta tem como objetivo dotar a via de características que promovam «a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias». A modernização do troço Guarda-Vilar Formoso, com 43 quilómetros, será realizada em duas fases distintas, sendo que a primeira, de 14 quilómetros até à Cerdeira, já está concluída. As duas empreitadas representam um investimento estimado de cerca de 52 milhões dos 75 milhões de euros previstos para o troço Guarda-Vilar Formoso.