Dino D’Santiago é um músico, cantor e compositor português filho de pais cabo-verdianos. Integrou o coro musical da igreja quando era jovem e no momento que o hip-hop se começa a desenvolver em Portugal aventurou-se na música urbana.
Desde 2003 e da sua participação na segunda edição da “Operação Triunfo” que o vemos em novos projetos de soul, R&B e hip-hop, como Dino & The SoulMotion ou o grupo Expensive Soul, seguindo depois um percurso a solo a partir de 2008. Em 2018 participa no Festival da Eurovisão e lança o álbum “Mundo Nôbu”, uma colaboração com vários outros artistas que explora o funaná, morna, batuku e o afro-house com ritmos modernos e letra em português e crioulo, bem como uma combinação de estilos de vários países de língua oficial portuguesa.
Dino é conhecido e admirado internacionalmente pela sua versatilidade musical e pelo seu timbre de voz chamativo, perfeitamente integrado com uma fusão híbrida de ritmos tradicionais, das suas raízes cabo-verdianas e sons contemporâneos. No ano de 2019 é distinguido nas categorias de Melhor Artista Solo, Melhor Álbum e Prémio da Crítica. No Cabo Verde Music Awards vence também a categoria de Melhor Ritmo Internacional.
O seu álbum mais recente, intitulado “Kriola”, foi lançado a 3 de abril de 2020 e denota a sua postura de ativista e explora mais uma vez sons de Portugal e Cabo verde. Podemos revê-lo ainda este ano no Santa Casa Portugal ao Vivo no dia 22 novembro.