A Dermatologia Estética é uma vertente da especialidade que tem como objetivo o tratamento da pele, cabelo e corpo por forma a melhorar a aparência do indivíduo.
É comum ser uma patologia dermatológica a condicionar o descontentamento, como é o caso de derrames, cicatrizes e manchas na face, derrames dos membros inferiores e pequenos tumores benignos, que ao serem eliminados ou minimizados, melhoram a imagem do paciente.
O conhecimento dos mecanismos de funcionamento normal da pele e das suas patologias permitem ao dermatologista uma escolha terapêutica mais diferenciada, selecionando um conjunto de tratamentos minimamente invasivos ou não, usados isoladamente ou em associação, as quais irão permitir uma melhoria muito relevante da qualidade da pele e a satisfação do paciente.
Nos últimos anos assistiu-se a um crescimento exponencial da Medicina Estética devido ao aumento na população de expectativas com a imagem corporal e a qualidade e tempo de vida. A beleza é a motivação principal do agendamento da consulta e são várias as opções que esta especialidade pode oferecer, desde tratamento de manchas, derrames e cicatrizes, diversas abordagens para a minimização das rugas de expressão, tratamento da flacidez e gordura localizada, entre outros.
A luz, os contrastes, os contornos e as texturas fazem parte do universo da arte sendo igualmente relevantes quando se praticam abordagens estéticas na pele. Desta forma, podemos considerar a pele como uma tela viva, que pode ser melhorada de forma dinâmica, tanto pelo médico com os tratamentos, como pelo paciente através do cumprimento das recomendações médicas e da prática de comportamentos saudáveis.
O conceito de criação artística nas abordagens estéticas na pele é de extrema relevância pois não só é importante a expectativa do paciente, como é primordial a experiência e opinião médica sobre os procedimentos possíveis por forma a ser encontrada uma abordagem terapêutica que preserve a harmonia, nomeadamente no rosto.
Sendo certo que muitos pacientes têm um descontentamento e preocupação normais com a imagem, existem situações em que existe uma perturbação dismórfica corporal. Nestes casos são solicitados ao médico tratamentos que denunciam preocupações desajustadas com a auto-imagem, tornando-se necessário recusar, em algumas situações, as pretensões do paciente e sugerir alternativas.
A Dermatologia Estética é uma forma de arte e deve ser apenas praticada por médicos especializados. Consulte o seu médico dermatologista que o irá aconselhar e receber com toda a segurança.
* Sónia Coelho
Dermatologista no Hospital CUF Viseu