O projeto “Jardim do Zelo”, que prevê a reconversão da área envolvente à piscina de Torroselo numa zona de parque de lazer e desporto, foi o grande vencedor do Orçamento Participativo 2018 organizado pela Câmara de Seia. A proposta obteve 523 votos.
Nesta edição, cuja votação terminou no domingo, o segundo lugar coube ao projeto do parque infantil da freguesia “Santiago Brinca”, com 507 votos, seguido de “Socorro uma Prioridade”, uma proposta para dotar a corporação de bombeiros de S. Romão com equipamento de desencarceramento, que conseguiu 375 votos. O parque infantil “Futuro Com + Alegria”, em Pinhanços; o “Parque Infantil Seguro” em Sandomil; a “Vila Infantil” em Sta. Marinha; o projeto “Brincar Sem Teto”, em S. Romão, o Miradouro e Observatório Astronómico em Travancinha; os “Pontos Fitness ao Ar Livre na União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho e “O Parque na Quinta”, em São Romão”, foram outras iniciativas premiadas.
Este ano a votação foi exclusivamente por sms, de forma «a incutir maior credibilidade ao processo, com uma votação real e consciente dos cidadãos, naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal», refere a autarquia em comunicado. Para esta edição do Orçamento Participativo está destinada uma verba de 125 mil euros, sendo que cada projeto tinha um limite de 12.500 euros (IVA incluído). Os projetos vencedores serão executados durante o próximo ano.