A Associação de Municípios da Cova da Beira já iniciou os trabalhos de cadastro das redes de abastecimento e saneamento de águas residuais nos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Oliveira do Hospital, Pinhel, Sabugal e Seia.
O projeto, que implica um investimento de 3,1 milhões de euros, é financiado pelo programa operacional de sustentabilidade e eficiência no uso de recurso e prevê, para além da elaboração do cadastro das redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, a realização de cartografia. No total, serão cadastrados mais de 4.500 quilómetros de condutas e infraestruturas, inclusive os contadores de água do município. «A realização do cadastro permitirá uma gestão futura mais eficiente dos serviços, numa perspectiva de intervenções planeadas, designadamente associadas a perdas ou situações de deficiência em redes de abastecimento de água, ou associadas a colapsos e infiltrações e funcionamento deficiente em redes saneamento e águas residuais. A informação recolhida permitirá ainda aos municípios deterem um conhecimento efectivo dos equipamentos e património que possuem no âmbito das redes de águas de abastecimento e saneamento de águas residuais», refere a AMCB em comunicado.
Este investimento vem também permitir o desenvolvimento de uma ferramenta com base em sistemas de informação geográfica (SIG) para que os municípios «possam gerir futuramente toda a rede a seu cargo e desta forma conseguirem redução dos desvios e perdas bem como na poupança energética com as estações de bombagem».