Arquivo

Clube de Montanhismo contesta regulamentos do PNSE

Serra da Estrela

O Clube de Montanhismo da Guarda (CMG) decidiu não realizar mais atividades no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) em desacordo com os regulamentos que condicionam a prática de desportos de montanha na Serra da Estrela.

A decisão «penosa mas consciente» prende-se com a proibição da escalada na maioria das zonas da Serra da Estrela onde era praticada e com as condicionantes impostas aos caminheiros, escaladores ou praticantes de bicicleta de montanha durante o ano. O CMG, que conta quase 37 anos de existência, critica ainda a «burocracia» necessária para realizar qualquer atividade na Serra da Estrela. «Neste momento o ICNF emite pareceres desfavoráveis a quem cumpre a lei e os pede, ignorando o que realmente acontece no terreno», refere o clube em comunicado. A coletividade sediada na Guarda e a mais antiga em Portugal que se dedica aos desportos de montanha denuncia também que não é possível a um escalador praticar a sua atividade na mais importante serra portuguesa, mas que esta «continua a ser cruzada por milhares de carros e autocarros todos os anos, sem cotas ou controlo, salvo quando as condições climatéricas assim o determinam».

«O ICNF não considera os amantes da natureza como seus guardiões e seus vigilantes, mas como uma potencial ameaça», prossegue o CMG, considerando que entre as medidas necessárias para a proteção da floresta e da natureza estão «o retorno das pessoas à montanha e à floresta, o convívio em natureza e as práticas desportivas e de lazer ao ar livre». Mas avisa que tal só será possível quando as autoridades e reguladores «invertam inibições sem sentido e processos burocráticos que, em vez de protegerem a montanha e a floresta, apenas afastam destas muitos dos seus verdadeiros defensores».

Sobre o autor

Leave a Reply