Arquivo

Novo Quartel

Consta que o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Trancoso vai ser inaugurado no próximo dia 25 de Junho.

A cidade de Trancoso vai ter um fim de semana em grande, pois decorrerá nos dias 24 e 25 a “Festa da História”.

Com este texto pretendo contribuir para fazer a história da construção do novo Quartel, isto porque foi um processo demorado e repleto de inúmeras discussões, na sua maioria, com falta de bom senso e muitas inverdades.

Ficará para a história que Trancoso foi dos poucos Municípios que conseguiu construir dois Quartéis de Bombeiros apoiados pelo QREN. O Quartel dos Bombeiros de Vila Franca das Naves, cujo dono de obra foi a Câmara Municipal e para o qual a Associação de Bombeiros já possuía terreno aprovado pela ANPC, quando da aprovação da respectiva candidatura. O Quartel dos Bombeiros de Trancoso, cuja candidatura de iniciativa da Associação de Bombeiros de Trancoso, veio a ser aprovada e contratualizada antes da Câmara Municipal disponibilizar o terreno, compromisso que havia assumido.

A Associação de Bombeiros de Trancoso conseguiu que a ANPC desse parecer favorável, sucessivamente, a quatro espaços, para, finalmente, as novas instalações virem a ser construídas no local por todos conhecido.

Decorria o mês de Janeiro de 2014 quando a Unidade de Gestão que tinha aprovado e assinado contrato de apoio com a Associação de Bombeiros de Trancoso, para um investimento superior a um milhão de euros, o maior investimento feito em Trancoso nos últimos anos, deu um prazo de dez dias para a Associação apresentar documento da posse do terreno, sob pena de anular o contrato.

A partir daqui, muito se discutiu e falou de locais, alguns pouco recomendados, (traseiras do mercado de gado). À época surgiram um sem número de bacharéis, licenciados e mestres em construções de Quartéis de Bombeiros, houve argumentos, propostas e sugestões, que constituíram autênticos disparates. Terá havido até, quem tivesse apelidado o Quartel como um edifício pouco nobre para ser construído num determinado local da cidade, mas, e a ser verdade, o que à época ouvi, uso apenas uma expressão que um grande amigo utilizou para comentar a afirmação de um político, “muito fala quem não sabe”.

Importa dizer que, para não ser anulado o contrato atrás referido, um empresário da minha terra assinou, em 24 horas, um contrato promessa de compra e venda de um terreno, juntamente com o Presidente da Associação de Bombeiros de Trancoso, este documento manteve o contrato, por outras palavras, ninguém levou o milhão de euros e havia no distrito quem estivesse à espera da anulação do contrato para substituir Trancoso.

Também aqui muito se falou “da negociata”. Tive o privilégio de acompanhar João Baptista nestes dias difíceis, porque era conhecedor das conversas tidas com o Senhor Alberto Capelão, sobre o que foi dito nessa altura, repito a mesma frase “muito fala quem não sabe”.

Bom, o novo Quartel vai, pelo que consta, ser inaugurado a 25 de Junho. Os Bombeiros de Trancoso merecem o novo Quartel, que tenho a certeza irá contribuir para aumentar, a já excelente, capacidade operacional do Corpo de Bombeiros. Como resulta da legislação em vigor os quartéis são, prioritariamente, uma estrutura operacional, os elementos do Corpo de Bombeiros de Trancoso bem merecem usufruir das novas melhores condições de trabalho.

Termino expressando os meus mais sinceros parabéns ao dono da obra, a Associação de Bombeiros de Trancoso, na pessoa do seu Presidente, que a tudo resistiu e que hoje se deve sentir muito orgulhoso. Estou convicto que o seu nome ficará para sempre ligado à construção do Quartel dos Bombeiros de Trancoso, a maior obra desta década nesta Cidade.

Rogério Castela

Sobre o autor

Leave a Reply