Arquivo

Adolfo Mesquita Nunes quer bairro de artes no centro histórico

Covilhã

Transformar o centro histórico da Covilhã num bairro das artes e criar o primeiro museu de arte urbana ao ar livre do país são duas propostas do plano apresentado pelo candidato do CDS-PP à Câmara, Adolfo Mesquita Nunes.

«É possível transformar o centro histórico. Outras cidades já o conseguiram: basta arrojo, criatividade e imaginação», afirmou o cabeça-de-lista no passado fim-de-semana, propondo a transformação da zona no Bairro das Artes, com residências artísticas e universitárias, e a criação de um museu ao ar livre que aproveite a arte urbana existente. No primeiro caso, Adolfo Mesquita Nunes acredita que será possível «abolindo e reduzindo as taxas municipais que incidem sobre o urbanismo e as atividades económicas, comerciais e culturais nesta zona, disponibilizando o património municipal para residências artísticas no contexto de uma programação cultural profissional, isentando o pagamento de estacionamento, atraindo lojas âncora e criando um verdadeiro Simplex para quem quer aqui viver, trabalhar ou criar».

Já o museu, «até custa perceber como é que não foi feito, de tão simples que é: em conjunto com os privados que desenvolveram este trabalho extraordinário há que sistematizar itinerários e conteúdos, criar uma app, iluminar as obras de noite, criar programação conexa e promover algo único em Portugal e raro no mundo», considera o candidato.

Sobre o autor

Leave a Reply