Regressa neste fim-de-semana o certame “Beira Interior Vinhos & Sabores”. Entre amanhã e domingo, no Pavilhão Multiusos de Pinhel, os néctares da região vão estar em destaque, envolvidos num ambiente de “glamour”.
Depois do sucesso do ano passado, a atividade volta a ser organizada pelo município da “cidade-falcão” e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) e este ano procura trazer importadores para que, aos poucos, os produtores consigam chegar aos mercados internacionais. Está assim encontrada uma forma «de alavancar e promover a Beira Interior», referiu o presidente da CVRBI, João Carvalho. Atualmente a Beira Interior tem cerca de 16 mil hectares de vinha e uma produção de 40 toneladas de uvas, estando em curso uma reestruturação total das vinhas para permitir aumentar a capacidade de produção. Crescer no número de certificações também é um dos objetivos e dos atuais 15 por cento a CVRBI tenciona passar para os 20 por cento.
Este ano no “Beira Interior – Vinhos & Sabores” vão estar presentes 50 expositores, exclusivamente da região, num salão de vinhos onde haverá degustações, provas comentadas, workshops e sessões de “showcooking”. Está também previsto o seminário “Vinhos – da Beira Interior para o Mundo”, que se realizará no sábado de manhã, sobre a importância da internacionalização do sector e terá como oradores Francisco Antunes (Aliança Vinhos de Portugal), Paulo Ramos (Quinta de Paços), Carlos Silva (UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão), Pedro Rodrigues (Instituto Politécnico de Viseu), Edgar Lameiras (Instituto Politécnico de Leira) e João Carvalho (CVRBI – Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior).