Arquivo

Três equipas da ADoT no Nacional de Robótica

Guarda

A Associação Desenvolver o Talento (ADoT) participa este fim-de-semana no Festival Nacional de Robótica, o RoboCup Portugal Open 2015, que decorre em Vila Real.

O evento é a principal competição de robótica educativa que tem lugar em Portugal, onde é posta à prova a eficácia dos pequenos robots construídos e programados por jovens. As melhores vão representar Portugal na RoboCupJunior Rescue, no Mundial da modalidade, a realizar na China. A representação da ADoT é constituída por três equipas, maioritariamente com elementos novos (com idades entre os 10 e 14 anos), que iniciaram este ano a sua formação na associação e que irão pôr à prova os conhecimentos adquiridos na atividade regular de robótica promovida há alguns anos.

Assim, no escalão júnior, na modalidade de Rescue competem duas equipas em Rescue Line (8 aos 14 anos) – ADoT Montepio e ADoT Centro de Estudos – e uma equipa em Rescue Maze (8 aos 19 anos) – NXT4YOU/ ADoT. Nesta prova, os robôs têm de identificar vítimas com precisão em cenários de catástrofe recriados. Os cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana (rescue line) ou entre paredes (rescue maze), passando por trajetórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas estão colocadas aleatoriamente em campo aberto.

Sobre o autor

Leave a Reply