Arquivo

Manteigas já tem novo Plano Diretor Municipal

Novo plano significa uma investimento de 45 milhões de euros, que a autarquia espera que chegue através de financiamento comunitário e investidores particulares

O processo durou quase 13 anos, foi em 2002 que foi tomada a decisão de rever o Plano Diretor Municipal (PDM). O autarca de Manteigas, José Manuel Biscaia, considera que esta era uma medida necessária: «O antigo plano já estava na terceira idade», declara.

O novo PDM já foi apresentado e está agora em período de ponderação, mas até junho deste ano todo este processo tem de ficar concluído. A principal bandeira deste novo documento de planeamento é o desenvolvimento estratégico, que passa por contribuir para o desenvolvimento urbano e económico do concelho, proteger ambientalmente o território através de regulação do sistema biofísico local, entre outos. Uma das grandes alterações é a inclusão da freguesia de Vale de Amoreira no novo PDM, o que até aqui não acontecia. «Este é um PDM de primeira geração», refere o autarca, adiantando que o plano define novas delimitações agrícolas, ecológicas e urbanas. No entanto, José Manuel Biscaia quer manter «os pés assentes na terra» e onde o município vai apostar menos é nas zonas de expansão urbana, uma vez que «a população está a diminuir e seria difícil de cumprir a sua ocupação durante o prazo de execução», que é de 10 anos.

Já nas zonas de expansão para empresas o edil mostra-se mais confiante. As acessibilidades ao concelho e às Penhas Douradas também não ficaram esquecidas. Nesta última, o autarca acredita que vai ser possível criar «a primeira estância de montanha», mas também admite investir noutras áreas que considere ter potencialidades, como, por exemplo, o turismo. A questão do parque natural também vai ser revista. No total, a autarquia fala num investimento de 45 milhões de euros nos próximos dez anos, o que dá uma média de 4,5 milhões de euros por ano. A Câmara espera que este dinheiro chegue através de investidores, do Estado e do quadro comunitário. José Manuel Biscaia não quer dar um «passo maior que a perna» e confessa que «a ambição é enorme, mas temos de ser realistas», considerando que o desenvolvimento terá de ser à medida da capacidade financeira da Câmara de Manteigas. «Se o país e a Europa deixarem, este plano será concluído com êxito», considera o autarca.

Ana Eugénia Inácio José Manuel Biscaia está confiante no novo PDM, mas prefere ser «realista»

Sobre o autor

Leave a Reply