A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, estreia novas atividades este mês, como a Comunidade de Leitores e um ciclo de tertúlias sobre a memória da cidade.
A primeira sessão do ciclo “Guarda: a memória” está agendada para dia 16 (18 horas) e terá como tema “Os cafés da cidade” a pretexto do livro “Café no centro da cidade”, de Carlos Adaixo. Já o arranque da Comunidade de Leitores está marcado para dia 30, sendo que o pretendido com esta iniciativa é «gerar cumplicidades e fomentar o gosto por uma leitura mais ativa e partilhada, através da discussão das experiências de leitura de cada um e das relações estabelecidas com a própria vida». Segundo a BMEL, as sessões vão realizar-se sempre na última quinta-feira do mês. Quanto às atividades habituais, o dramaturgo inglês William Shakespeare é o tema da mostra bibliográfica patente em abril, enquanto a obra do poeta Augusto Gil pode ser descoberta numa exposição que estará patente de 13 de abril a 30 de maio e que terá visitas guiadas.
No âmbito do projeto de difusão de autores locais “A Terra da Escrita”, organizado pela Câmara e os Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, a biblioteca promove dia 22 no café-concerto do TMG uma tertúlia dedicada às obras de Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha dinamizada por António José Dias de Almeida e José Manuel Monteiro. Além das comemorações do 25 de abril com a leitura encenada do livro “O Tesouro”, de Manuel António Pina, nos dias 23 e 24, a BMEL acolhe duas apresentações de livros: “Magnólia”, de Odete Ferreira, no dia 18; e “Kassandra”, de Edite Fonseca, no dia 20.