Arquivo

Câmara da Guarda paga primeiros apoios a coletividades

Regulamento municipal contempla, entre outros valores, 75.450 euros para atividades culturais, 77.500 euros para iniciativas desportivas e 17.55 euros para bombeiros

A Câmara da Guarda pagou na última segunda-feira mais de 43.700 euros a coletividades, clubes desportivos e associações humanitárias de bombeiros do concelho. O montante corresponde à primeira parte dos apoios a conceder este ano ao movimento associativo local, num valor total de 220 mil euros.

A medida decorre do novo regulamento municipal de apoios às coletividades, que estipula o pagamento faseado dos montantes concedidos em três ocasiões, em março (25 por cento), junho (25 por cento) e dezembro (50 por cento). Segundo a autarquia, 69 coletividades estão abrangidas, das quais 45 são da área cultural, 17 de cariz desportivo e quatro de âmbito social. De fora deste plano estão subsídios ocasionais para propostas e atividades acordadas entre o município e as associações, caso dos festivais dedicados ao pão (em Videmonte) e ao tradicional cobertor de papa (em Maçainhas). As três corporações de bombeiros (Gonçalo, Guarda e Famalicão) têm direito ao apoio mais elevado, cerca de 17.550 euros cada, o que presidente Álvaro Amaro justificou com «a especificidade e necessidade» dos serviços prestados.

«A concessão destes apoios financeiros teve por base um regulamento criado para o efeito, com critérios transparentes e imparciais, dando a possibilidade a todas as associações do concelho de conhecerem as linhas com que vão trabalhar ao longo do ano e que programa de atividades podem desenvolver», refere a autarquia numa nota. «Como se diz por cá, “o prometido é devido” depois de definido o “bolo” financeiro disponível», declarou autarca guardense, recordando que está a cumprir «mais uma promessa eleitoral». Na sua opinião, a partir de agora «todas as coletividades sabem quanto vão receber e quando vamos pagar», tendo acrescentado que «em vez de 220 mil euros, quem me dera que pudessem ser 400 ou 500 mil euros porque o mundo associativo e o voluntariado merecem».

O regulamento municipal de atribuição de apoios a associações culturais e desportivas do concelho contempla, entre outros valores, 75.450 euros para atividades culturais e 77.500 euros para iniciativas desportivas. As três corporações de bombeiros do concelho – Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra – recebem uma verba global de 17.550 euros. Além dos subsídios, as coletividades beneficiarão ainda de ajuda logística, sendo que até um determinado número de quilómetros todas vão ter transportes gratuitos, cedidos pela Câmara, pagando apenas as portagens e as horas extraordinárias aos motoristas, se for caso disso, estando o apoio calculado em 60 mil euros. Depois de esgotados os quilómetros começam a pagar pela utilização dos veículos.

Luis Martins Além dos subsídios, associações terão ajuda com transportes da autarquia

Sobre o autor

Leave a Reply