Sob o lema “Rainha da Amendoeira em Flor”, o município de Figueira de Castelo Rodrigo já está pronto para receber as primeiras flores das amendoeiras. Uma época que todos os anos atrai milhares de visitantes e que a autarquia espera não seja diferente em 2015, com uma aposta para cinco mil visitantes.
A festa das amendoeiras em flor começou no passado sábado e vai decorrer até 8 de março. O primeiro dia foi dedicado à caça, com a Montaria da Amendoeira em Flor. Paulo Langrouva, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, afirma que este «é um programa diferente do habitual, com mais dinâmica, mais diversificado e com animação», o que faz com que a fasquia esteja elevada. Ao longo deste mês dedicado às amendoeiras em flor a organização aposta em atividades como cicloturismo, uma prova de vinhos da região, a concentração motard, um festival de folclore e vários concertos com artistas da região, sendo cabeça de cartaz Quim Barreiros na noite de 28 de fevereiro. A tradicional “Festa do Almendro”, em Barca d’Alva, no dia 1 de março, também faz parte do programa atraindo anualmente alguns milhares de espanhóis àquela localidade ribeirinha do Douro.
O município acredita que a floração da amendoeira não será o único motivo para visitar a vila cujas paisagens se cobrem de branco e rosa por esta altura do ano, também a gastronomia promete conquistar os visitantes pelo estômago. O borrego da Marofa é a principal aposta, mas «os vinhos, o azeite, o mel, os doces e compotas são produtos regionais de excelência» que também prometem aguçar o apetite dos turistas. Atrair os vizinhos espanhóis a Figueira de Castelo Rodrigo é um dos objetivos da organização, que apostou na divulgação do evento em Espanha. Paulo Langrouva quer que as amendoeiras em flor sejam «um motivo de dinamização da região» e acredita que este cartaz proporcionado todos os anos pela natureza é uma forma de promover os produtos regionais.
Autarquia quer mega plantação de amendoeiras na Marofa
A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo pretende fazer uma mega plantação de amendoeiras na encosta da Marofa. Este projeto está a ser tratado em parceria com a Junta de Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo, mas, segundo adiantou Paulo Langrouva, «não será difícil chegar a um consenso para criar uma mancha de amendoeiras» naquela zona do concelho.
Cartão municipal de saúde em vigor a partir de abril
Figueira de Castelo Rodrigo vai criar um cartão municipal de saúde para os seus residentes em complemento às valências do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Paulo Langrouva espera que o processo esteja «finalizado em março». A proposta vai ser levada à sessão deste mês da Assembleia Municipal e logo no início de março será aberto o concurso público para definir qual a entidade que prestará os serviços de consultas e exames complementares de diagnóstico aos figueirenses. A autarquia espera que esta medida possa entrar em vigor logo no início de abril. De resto, segundo dados do município, cerca de 3.000 pessoas não têm médico de família em Figueira de Castelo Rodrigo.
Centro de Inspeções aprovado
O desejo da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo construir no concelho um Centro de Inspeções já foi aprovado. O serviço irá localizar-se na zona industrial e representará um investimento de 450 mil euros, sendo dinamizado por um privado. Ainda não existe uma data de início e de conclusão da obra, mas Paulo Langrouva adianta que o projeto já tem licença de construção e será iniciado até ao final do mês. A obra terá uma duração de meio ano.
Ana Eugénia Inácio