O jornalista e investigador da Guarda José Domingos, que usa o nome judaico de José Levy Domingos, foi agraciado com a Medalha de Honra do Conselho das Comunidades Sefarditas de Jerusalém.
José Domingos, ex-jornalista da agência Lusa, recebeu em Jerusalém, a distinção que foi atribuída pela primeira vez a um cidadão português e ficou a dever-se ao trabalho «que durante toda a vida José Levy Domingos tem desenvolvido em prol da preservação da Herança Judaica em Portugal, a aproximação social e cultural entre Portugal e Israel e o apoio aos descendentes de Cristãos-Novos perseguidos pela Inquisição e seu retorno ao seio do Povo Judeu», justificou Abraham Haim, responsável do Conselho das Comunidades Sefarditas de Jerusalém, num comunicado divulgado anteontem.
Para José Domingos, esta medalha, que dedicou a «a todos aqueles que tiveram que preservar em segredo a fé judaica», é um incentivo para continuar a desenvolver a investigação e o estudo da herança judaica em Portugal, nomeadamente na Beira Interior. O homenageado foi fundador da Associação de Amizade Portugal-Israel na Guarda, é cofundador do Museu Judaico de Belmonte, foi impulsionador e mentor do Centro de Interpretação da Cultura Judaica “Isaac Cardoso”, em Trancoso. Atualmente exerce as funções de coordenador do Gabinete Judaico/Museu Judaico de Belmonte.