Arquivo

Teleassistência a idosos carenciados e isolados já começou

Arrancou esta semana, na zona de Vide, a implementação do projeto de teleassistência a idosos do concelho e que vai abranger 51 beneficiários economicamente carenciados e em situação de isolamento ou risco.

Trata-se de um serviço telefónico de apoio, para casos de emergência médica, social ou de segurança. O projeto resulta de um protocolo celebrado entre o município e a Fundação PT, que repartem entre si os custos das mensalidades inerentes ao funcionamento do serviço. Já os beneficiários foram identificados pela Câmara, com a colaboração da GNR, e, caso necessitem, serão atendidos por um “call center” especializado 24 horas por dia. O serviço de teleassistência contempla a instalação de um telefone e a entrega de um transmissor sem fios, a usar pelo utilizador em caso de emergência, bem como o contacto dos operadores do “call center” com uma periodicidade quinzenal.

«Procura-se por este meio assegurar o acompanhamento e apoio permanente de quem vive sozinho, minimizar as consequências resultantes de acidentes no domicílio, proporcionar uma maior autonomia de pessoas dependentes, promover a independência e a confiança do idoso, aumentar a segurança para os utilizadores, principalmente os que vivem em zonas isoladas, assegurando um maior sentimento de tranquilidade para os utilizadores e para os seus familiares», refere o município em comunicado.

Sobre o autor

Leave a Reply