Arquivo

Míscaros e castanhas

Crónica Política

A época do ano é propícia a estas iguarias, depois de muita chuva o tempo quente faz crescer naturalmente estas dádivas da natureza.

Os míscaros da política também são assim, depois de tanta chuva, a Guarda renasce para um crescimento ímpar que se vai notando a cada dia, em especial nas suas gentes, cada vez mais envolvidas com a cidade, saem mais à rua, fruto da crescente dinamização dos espaços e do envolvimento das instituições com essa responsabilidade, há coisas que passaram a ser possíveis. Mas, como os míscaros, também os políticos e políticas podem ser atraentes mas venenosos e fatais para quem se envolve às cegas. Temos que ter cuidados e até os experts caem nessa tentação, daí que a exigência conhecedora, atenta e criteriosa, seja o melhor princípio para esta degustação. O princípio desta iguaria é só uma vez em cada ano, tem época, mas a terra vai preparando durante todo o ano, o bom e o mau que os faz aparecer.

As ideias e estratégias aparecem como as castanhas nesta altura, “quentes e boas”, aliás depois de anos de marasmo, as gentes da Guarda ambicionavam as castanhas! Tudo era necessário mas continua ainda a ser e é num princípio de envolvimento e corresponsabilidade com o que se pretende para a Cidade que temos que exigir as promessas feitas e que considerámos como “quentes e boas”, recordo que o ainda candidato Álvaro Amaro deixou escrito no facebook da sua candidatura como promessa eleitoral: (in https://www.facebook.com/GuardacomFuturo) «Na vertente da Mobilidade e Reabilitação Urbana, áreas nas quais é imperioso investir sempre e em todas as épocas porque, além de fomentarem a qualidade de vida, são formas tradicionais de captação de população e investimento, é fundamental:

– Mobilizar energias e valências para a recuperação da Praça Velha enquanto espaço nobre da cidade da Guarda.

– Estimular a reabilitação das malhas urbanas, em particular os núcleos históricos, a partir do levantamento dos fogos devolutos e do património edificado.

– Promover um quadro regulamentar urbanístico para as áreas mais sensíveis dos núcleos urbanos.

– Revitalizar a área de intervenção Polis e estudar a reutilização dos edifícios do antigo Matadouro e da fábrica Tavares.

– Agilizar o licenciamento da atividade comercial e melhorar as condições logísticas da sua atividade.

– Dialogar com as forças de segurança pública, no sentido de promover o reforço do patrulhamento urbano.

– Promover a ligação entre o Bairro de Nª Srª dos Remédios e o Bairro da Luz e, por sua vez, a ligação entre eles e a VICEG (próximo da Rotunda das Piscinas). Esta solução acomodará uma futura ligação à Rotunda “Ti Jaquina”.

– Analisar a possibilidade da Variante à Sequeira ou, em alternativa, a construção de uma via a nascer na Rotunda do MAC DONALDS e ligação ao Bairro de Nª Srª de Fátima.

– Pugnar pela conclusão do investimento ferroviário da Linha da CP Beira Baixa, entre Guarda e Covilhã. É fundamental que se promova esta ligação entre as duas cidades e diferentes regiões.

São estas e outras propostas feitas que, um ano depois, necessitamos de conhecer o que já foi feito, o que está a ser feito e para quando será feito. O poder, em qualquer circunstância, deverá trazer aos cidadãos uma política de verdade e foi por ter falado com verdade aos guardenses que o Dr. Álvaro Amaro ganhou as eleições, não gostaria de o ver desperdiçar este grande capital político.

Sr. presidente da Câmara, sabemos da sua garra, sabemos da sua força, sabemos que desenhou para a Guarda o melhor, isto é, uma Guarda com Futuro, há caminhos que não podem ficar na alçada das promessas. Vamos a isso, vamos juntar mais um F, o de FAZER.

Por: Cláudia Teixeira

*Militante do CDS-PP

Sobre o autor

Leave a Reply