O preço da gasolina deverá sofrer um aumento de três cêntimos já a partir da próxima semana, enquanto o gasóleo terá um agravamento de meio cêntimo. Esta subida deve-se sobretudo ao facto dos Estados Unidos terem diminuído os seus “stocks”.
Fonte do setor disse que as cotações do gasóleo e da gasolina se mantiveram elevadas ao longo desta semana, tendo-se verificado «um maior agravamento nas cotações da gasolina do que no gasóleo». A mesma fonte sublinhou que o fator cambial «tem vindo a proteger os consumidores de produtos petrolíferos na Europa ao longo das últimas semanas», período em que o euro registou uma valorização face ao dólar, o que permitiu que o agravamento das cotações da gasolina não fosse tão acentuado. Em termos de mercado, os analistas continuam a referir a diminuição generalizada dos “stocks” da gasolina nos Estados Unidos e o fecho de seis refinarias, ainda relacionado com o furacão Isaac, como os principais fatores que continuam a pressionar os preços.
De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio da gasolina sem chumbo 95 era de 1,706 euros por litro, enquanto o litro de gasóleo se fixava nos 1,492 euros. Em 2011, os valores médios foram de 1,372 euros por litro no gasóleo, e de 1,546 euros por litro na gasolina.