David Blanco (Efapel/Glassdrive) venceu mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta, a quinta da sua extensa carreira. O espanhol “roubou” a camisola amarela a Hugo Sabido na etapa disputada na sexta-feira que ligou a Guarda ao Alto da Torre e já não a voltou a despir.
David Blanco foi o mais forte na subida à Torre e anulou a desvantagem que tinha para Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte) que foi décimo classificado, tendo ficado com oito segundos de desvantagem do cicilista galego. Os dois ciclistas seguiram juntos integrado num grupo perseguidor até à zona do Sabugueiro e Rui Sousa foi o primeiro a escapar ao grupo do camisola amarela. A nove quilómetros da meta foi a vez de David Blanco atacar e conseguiu alcançar o seu colega de equipa, deixando Sabido para trás. Os dois homens da mesma equipa ultrapassaram o “fugitivo” Jason Bakke (Team Bonitas) e ficaram isolados na dianteira. O galego com um ritmo mais forte e debaixo de um nevoeiro cerrado arrancou sozinho para o triunfo na etapa e para a conquista da camisola amarela. Na segunda posição terminou Rui Sousa a 26 segundos e Hugo Sabido não conseguiu melhor que o décimo lugar a 49 segundos do vencedor. No dia seguinte, realizou-se o contra-relógio entre Pedrógão e Leiria na extensão de 32,4 quilómetros e Blanco aproveitou para aumentar a vantagem para Sabido que perdeu mais 14 segundos. Já na quinta-feira, o holandês Kai Reus (UnitedHealthcare PC Team) venceu a etapa Gouveia-Sabugal, numa tirada que ficou marcada pelo abandono de Ricardo Mestre (Carmim/Prio), vencedor da Volta do ano passado. Já na última etapa, que ligou Sintra a Lisboa, Reinardt Van Rensburg (MTN/Qhubeka) venceu ao sprint. A maior festa foi feita por David Blanco que conquistou a quinta vitória na Volta a Portugal, batendo o recorde detido por Marco Chagas com quatro triunfos, terminando com 22 segundos de vantagem sobre Hugo Sabido. Rui Sousa fechou o pódio a 57 segundos do colega de equipa e vencedor. David Blanco repetiu os êxitos de 2006, 2008, 2009 e 2010.
Guardense venceu “etapa da Volta”
O guardense Alexandre Guilhoto (KIA MCK) venceu a “Etapa da Volta”, iniciativa que há seis anos anima o dia de descanso da Volta a Portugal e que este ano se realizou em Viseu. No dia de repouso, foram cerca de 700 os participantes que alinharam na 6ª Etapa da Volta RTP. Com partida e chegada a Viseu, o percurso de 72 quilómetros atravessou também os concelhos de Vouzela e São Pedro do Sul. O sinal de partida para o pelotão cicloturista foi dado às 9h30 na Avenida Europa sob céu nublado e durante 52 quilómetros os participantes rodaram em ritmo de passeio mas, no fim, existia um troço de superação pessoal. Os 20 quilómetros finais foram discutidos em andamento livre e competitivo proporcionando uma acesa discussão pela vitória ao sprint entre dois corredores. O melhor tempo foi obtido por Alexandre Guilhoto que se bateu em forte duelo com Michel Machado. Apesar de ambos terem concluído a etapa com o tempo de 2h57m 10s, o participante da Guarda foi o primeiro a cortar a linha de meta. «O mais interessante na etapa foi mesmo esta parte final onde havia uma subida. Como gosto de trepar foi uma chegada bem ao meu jeito», disse o cicloturista da Guarda que fez uma média de 24.3 Km/h. Alexandre Guilhoto acrescentou ainda que «é sempre bom competir e conviver com amantes do ciclismo. É uma oportunidade de os ciclistas amadores estarem presentes neste grande evento e vivenciarem o ambiente da Volta a Portugal».