Até agora, vinte e três médicos candidataram-se a parte das 55 vagas abertas em junho pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, mas ainda falta conhecer os resultados nalgumas especialidades. Já no Centro Hospitalar da Cova da Beira, o procedimento atraiu 37 candidatos para 25 lugares postos a concurso.
Na Guarda, o objetivo é reforçar os quadros dos Hospitais Sousa Martins e de Nossa Senhora da Assunção (Seia), mas também de seis centros de saúde do distrito (Guarda, Seia, Pinhel, Sabugal, Celorico da Beira, Manteigas). Os concursos contemplavam 45 vagas em 18 especialidades hospitalares, oito de medicina familiar e mais duas para a unidade de saúde pública da Guarda. O requisito exigido aos candidatos era terem concluído o respetivo internato médico na segunda época de 2010, nas duas épocas de 2011 e na primeira época de 2012. A Cirurgia Geral foi a área com mais candidatos admitidos (6) para os dois lugares postos a concurso, enquanto a Reumatologia foi a segunda com mais jovens médicos interessados. Concorreram quatro especialistas para as duas vagas disponíveis. Muito procuradas foram também as especialidades de Oftalmologia (três candidatos para dois lugares), Otorrinolaringologia (dois para dois lugares) e Pediatria (três para dois lugares).
Pelo contrário, sobraram vagas em Ortopedia (três candidatos para cinco lugares), Ginecologia e Obstetrícia (um para três lugares em cada especialidade) e Radiologia (um para três vagas). Em todos os casos não houve candidatos excluídos. Concluída esta fase, resta agora saber quantos destes clínicos também concorreram para outros hospitais do país, podendo agora escolher entre ficar no Sousa Martins e no Nossa Senhora da Assunção ou ingressar noutras unidades de saúde. De resto, até à passada terça-feira, dia de fecho desta edição, a ULS ainda não tinha divulgado os resultados das vagas abertas em Anestesiologia e Medina Interna (quatro vagas cada), Cardiologia, Medicina Física e Reabilitação (3), Dermato-Venereologia (2), Gastrenterologia (2), Neurologia (2), Pedopsiquiatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1).
No Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), que abrange os hospitais da Covilhã e Fundão, deram entrada 37 candidaturas para 25 vagas. No entanto, tal como na Guarda, há especialidades com poucos ou sem interessados. Das 13 áreas a concurso, não houve candidatos para Medicina Física e de Reabilitação e para Neurologia (um lugar cada). As restantes obtiveram «um número igual ou superior de candidatos em relação ao número de lugares a concurso», referiu Miguel Castelo Branco, presidente do CHCB. Ginecologia e Obstetrícia foi a que teve mais vagas (seis), seguida de Medicina Interna (três) e Hematologia Clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia (todas com duas). Entretanto, terminou também um concurso aberto pelo próprio CHCB para a contratação de outros sete médicos nas áreas de Pediatria, Ortopedia e Radiologia (dois em cada especialidade) e um especialista em Reumatologia. Não houve candidatos ao lugar de reumatologista, enquanto as especialidades de ortopedia e radiologia receberam um candidato cada e pediatria recebeu seis candidaturas, anunciou a instituição.
Luis Martins