Arquivo

TeatroAgosto anima Fundão durante 10 dias

Festival de teatro ao ar livre organizado pela ESTE começa amanhã e conta com dezenas de atividades

Catorze espetáculos, dois concertos, duas ações de formação e a realização do Iº Ciclo de Teatro e Animação de Rua constituem o cartaz do TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, que promete animar o Fundão a partir de sexta-feira até dia 26. O evento, que vai na oitava edição, é promovido pela ESTE (Estação Teatral da Beira Interior), e protagonizado por companhias e atores de Itália, Brasil, Dinamarca e Portugal.

A programação, que dá especial relevo a criações do teatro tradicional, nomeadamente da commedia dell’arte, pantomima ou teatro de feira, apresenta como espetáculo de abertura “1325”, dos Peripécia Teatro, que sobe ao palco do Espaço Gardunhaviva pelas 22 horas de amanhã e que procura retratar a inclusão das mulheres na manutenção da paz. No sábado, entre as 10 e as 12 horas, o grupo Teatro Público, de Belo Horizonte (Brasil) exibe “Naquele Bairro Encantado – Estranhos Visitantes” pelas ruas do Fundão, um espetáculo de teatro de intervenção em que a população é convidada a interagir, e que repete nas manhãs de domingo e segunda. Às 18 horas de sábado haverá “Um Dia de Raiva” no Parque das Tílias, com entrada livre, e pelas 22 horas o Espaço Gardunhaviva volta a concentrar atenções, com a peça “Julieta”, de Tell To Joy, a partir do texto de William Shakespeare.

O fim-de-semana traz ainda o espetáculo-conferência “O Ator e o Folião”, de Rogério Lopes, e o debate “Para que Rua o Teatro Hoje”, com Sofia Cabrita, António Santos, Dolores de Matos e Rogério Lopes. As duas iniciativas têm lugar n’A Moagem, a partir das 17 horas. Às 22 horas, o Espaço Gardunhaviva recebe o projeto Fiar com “A Saboaria”, um trabalho que cruza dança aérea, manipulação de objetos e teatro físico. Na segunda de manhã, António Santos protagoniza “Homem Estátua” no mercado do Fundão e, à noite, a ESTE repõe “Cozinheiros”, versão commedia dell’arte, no Parque das Tílias. Há ainda uma serenata pelas ruas da cidade pelo grupo Teatro Público. Nos dias seguintes, o Espaço Gardunhaviva recebe, a partir das 22 horas, os concertos “Fundão Revival” (dia 21) e “30 Anos” (22) e as peças “Isto Não Vai Mudar o Mundo” (23) e “Dimas e Gestas, Musical Para Crucificados” (24), sendo a primeira de entrada livre. No dia 25, a animação fica por conta da companhia Leo Bassi, com o espetáculo “Utopia” e no domingo, a partir das 18 horas, há teatro de rua entre a Avenida da Liberdade e a Praça Velha, com a “Marcha dos Andadores”.

O festival encerra com “A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal”, que sobe ao palco do Espaço Gardunhaviva pelas 22 horas. O custo do bilhete geral é de 20 euros, e o ingresso diário terá um custo de 5 euros, com um preço especial de 3 euros para sócios da ESTE, menores de 18 e maiores de 65 anos. As reservas podem ser feitas por telefone (275 772 499 / 963 859 458) ou por correio eletrónico (esteteatro@gmail.com).

Festival prolonga-se até dia 26 com catorze espetáculos e dois concertos

TeatroAgosto anima Fundão durante 10 dias

Sobre o autor

Leave a Reply