Os Programas Dinamizar e QIPME promovidos pela AENEBEIRA encontram-se a decorrer dentro do inicialmente previsto.
No Dinamizar participam 25 empresas dos sectores do comércio e serviços, distribuídas pelos concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Almeida, Pinhel, Celorico da Beira, Mangualde e Meda.
No QIPME participam, igualmente, 25 empresas, mas dos sectores da indústria e serviços de apoio à indústria distribuídas pelos concelhos de Trancoso, Sabugal, Celorico da Beira, Pinhel, Aguiar da Beira, Guarda, Penedono, Seia, Figueira de Castelo Rodrigo e Sernancelhe.
Estes Programas de apoio às empresas, totalmente financiados pela EU, consistem, grosso modo, na elaboração de um Diagnóstico e Plano de Acção seguidos da Implementação das Medidas previstas no referido Plano. Estas Medidas que poderão ser de consultoria e/ou formação, são implementadas por uma equipa de consultores e formadores contratados para o efeito.
Atualmente, na generalidade das empresas intervencionadas, encontra-se já concluída a fase do Diagnóstico e Plano de Acção estando portanto a decorrer a Implementação das Medidas pelos consultores especialistas.