Arquivo

Avós e netos em convívio no Parque Urbano do Rio Diz

Encontro reuniu mais de 200 pessoas da Guarda e promete voltar para o ano

O Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda recebeu na quinta-feira a terceira edição do “Encontro Avós e Netos”. Segundo a organização, o evento juntou mais de 200 participantes de 19 instituições do concelho que, durante a tarde, realizaram atividades diversas visando o convívio intergeracional.

Amândio Gonçalves, de 69 anos, foi um dos participantes. Natural do Alvendre, é avô de quatro netos, mas nenhum veio com ele «porque estão longe», esclarece. Algo que não o preocupa, pois, «se for preciso, arranjo aí um neto adotivo», diz, bem-disposto. Para Amândio Gonçalves, este encontro «é um evento divertido, em que toda a gente canta e dança e passa um bom bocado», o que é «muito importante» para os idosos, pois «estamos sempre metidos em casa ou no centro de dia, o que acaba por ser aborrecido». Já Celeste Marques, de 63 anos, veio na companhia do neto Igor, de 14. «Foi a avó que trouxe o neto», confessa, pois «ele estava indeciso, mas veio e está a divertir-se, até já arranjou um amigo». Para Celeste Marques, este encontro é «uma atividade bonita, pois junta jovens e idosos em convívio».

Por sua vez, Delfina Cruz, de 52 anos, foi uma das avós mais jovens a participar. «É a primeira vez que venho e estou a gostar, é uma excelente iniciativa para juntar duas gerações», refere. A ação, que assinalou o Dia dos Avós e o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, resultou de uma organização conjunta da CLDS “Guarda + Social” e do Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), com o apoio do Programa Guarda + 65 da Câmara Municipal da Guarda e do Inatel.

Avós e netos em convívio no Parque Urbano do
        Rio Diz

Sobre o autor

Leave a Reply