Arquivo

Um iPad guia turistas em Almeida

Equipamento com conteúdos em português, espanhol e inglês proporciona uma visita muito pessoal à Aldeia Histórica e à sua impressionante fortificação do século XVII

Tudo o que precisa saber sobre o património e a história de Almeida está num iPad disponibilizado no posto de turismo local aos visitantes que queiram conhecer melhor o centro histórico da vila amuralhada.

Este guia turístico interativo é inteiramente gratuito e inclui ainda informação sobre serviços e restaurantes. «Tem informação muito mais completa que os folhetos», refere a autarquia, que adquiriu 10 iPad’s para o efeito. O equipamento é entregue após os visitantes preencherem uma ficha e deixarem no posto de turismo um documento de identificação. A alternativa é depositarem uma caução de 100 euros, medidas para evitar os roubos ou a danificação dos aparelhos. Preenchidos estes requisitos, pode então começar uma visita guiada muito pessoal à Aldeia Histórica e à impressionante fortificação do século XVII que protege a vila. A praça-forte é um dos símbolos de poder colocados por D. João V na antiga fronteira com Castela. É constituída por um conjunto de sistemas de defesa integralmente pensados para artilharia de fogo, organizados “em estrela”, com seis baluartes principais. No seu interior, os equipamentos visavam a autonomia longa e permanente em caso de cerco.

Há igrejas, casamatas, palacetes brasonados, locais de batalha e outros recantos cuja história está agora acessível enquanto olhamos para os edifícios. É uma viagem à época em que Almeida desempenhava um papel preponderante no sistema de defesa do reino. Desde 2 de julho, os guias disponibilizam vídeos, falados e legendados, com muita informação sobre a arquitetura dos edifícios históricos da vila e sobre a sua importância na guerra peninsular. Sugere igualmente percursos de forma a maximizar o tempo da visita. Todos os conteúdos foram desenvolvidos em português e espanhol, idiomas da grande maioria dos visitantes de Almeida, mas também em inglês. Os equipamentos foram adquiridos no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça desenvolvido em conjunto com o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, que tem por objetivo divulgar a vila de Almeida através das novas tecnologias móveis – recorde-se que a vila integra o Consórcio Transfronteiriço de Cidades Amuralhadas. Os turistas podem utilizar os equipamentos durante todo o dia, devendo entregá-los até às 17 horas. Em princípio, cada iPad tem autonomia suficiente para uma visita demorada, mas se falhar os utilizadores terão que ir ao posto de turismo recarregar a bateria.

Luis Martins Guias interativos são gratuitos e podem ser solicitados no posto de turismo

Um iPad guia turistas em Almeida

Sobre o autor

Leave a Reply