Tutela planeia acabar com pólos de turismo do Douro, Leiria-Fátima, Oeste, Alqueva, Alentejo Litoral e Serra da Estrela.
O Governo vai extinguir as entidades regionais de turismo dos pólos do Douro, Leiria-Fátima, Oeste, Alqueva, Alentejo Litoral e Serra da Estrela, de acordo com uma proposta de diploma ontem discutida entre a tutela e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública
O anteprojeto de proposta de lei de alteração do regime jurídico das áreas regionais e das entidades regionais de turismo vai alterar a atual regulamentação destes organismos. O documento justifica a alteração legislativa com a necessidade de «adaptação às novas realidades da Administração Pública, mas igualmente para assegurar uma maior eficiência no seu funcionamento e na prossecução dos seus fins».
Neste âmbito, serão mantidas as atuais cinco áreas regionais de turismo, procedendo-se à extinção de seis entidades regionais, relativas a seis pólos de turismo, que serão fundidas noutras entidades de turismo. O pólo de turismo do Douro será integrado na entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, o pólo do Oeste passará a fazer parte do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, e os pólos do Alqueva e do Alentejo Litoral integrarão o Turismo Alentejo. Quanto aos pólos da Serra da Estrela e de Leiria-Fátima, serão integrados no Turismo do Centro de Portugal.