Responde Micaela Marques, Delegada de Grupo:
É difícil avaliar em Matemática?
A avaliação dos alunos constitui uma das tarefas mais complexas para todo os professores inclusive os de Matemática. Os programas desta disciplina têm evoluído no sentido de considerar que os objetivos da aprendizagem incluem não só os conhecimentos que os alunos adquirem mas também as competências – capacidades e as atitudes – que desenvolvem. É de valorizar cada vez mais a resolução de problemas, a comunicação oral e escrita, a argumentação e o trabalho de grupo.
É normal que em Matemática seja pelos testes escritos que se avalia predominantemente (chega a 80%)?
Os instrumentos de avaliação por excelência continuam a ser os testes e os exames, os quais tendem a valorizar os conhecimentos factuais dos alunos, a sua rapidez e eficiência na execução de procedimentos de cálculo: daí a percentagem dos testes escritos oscilar entre 65% e 80%, acompanhando o nível de escolaridade dos alunos.
Além dos testes temos à nossa disposição uma variedade de formas e instrumentos de avaliação – as questões-aula e as composições e trabalhos de pesquisa/investigação – que podemos utilizar nos contextos mais diversificados, não perdendo de vista a sua finalidade principal: potenciar a aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático.
O que é uma questão-aula? Serve para avaliar?
Uma questão-aula consiste numa pergunta de resposta breve que pretende avaliar essencialmente a aquisição dos conteúdos lecionados na aula. Proporciona um feedback imediato quer para o aluno quer para o docente, constituindo assim uma função reguladora do processo ensino/aprendizagem.
E as composições e trabalhos de pesquisa?
A composição é a produção de um texto, que preconiza a comunicação matemática e cuja classificação a atribuir traduz a avaliação simultânea das competências específicas da disciplina e das competências de comunicação escrita em língua portuguesa de acordo com os três níveis de desempenho descritos nos critérios gerais das provas externas de avaliação. No domínio da disciplina poderão existir vários níveis de desempenho, consoante os itens a considerar na composição. Os trabalhos de pesquisa podem incidir sobre aspetos históricos da Matemática, mas preferencialmente em investigações/trabalhos experimentais a fim de formular conjeturas em contexto de sala de aula.
O que faz que um aluno seja “mau” a Matemática?
É uma realidade que existem alunos com uma enorme falta de bases e consequentemente uma baixa expectativa perante a disciplina. Esta situação é reversível se os alunos criarem hábitos e métodos de trabalho na aula, e em trabalho individual, realizado continuadamente em casa.
As atitudes têm uma grande valorização no ensino básico (chega a 20%): justifica-se?
Os valores e atitudes são fundamentais na formação integral do aluno. Espera-se que ao longo do seu percurso escolar o aluno as desenvolva. Daí a percentagem atribuída oscilar entre 5% e 25% numa relação inversa com o nível de escolaridade dos alunos.