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Critérios de avaliação de Economia – Contabilidade

DISCIPLINAS UMA A UMA

Responde Isaltina Fernandes, delegada do Grupo de Economia-Contabilidade*:

O grupo de Economia tem cada vez menos professores: porquê?

O número de disciplinas reduziu-se como consequência da extinção da área de estudos de “Ciências Socioeconómicas” na escola, há uns anos atrás.

As disciplinas existentes nos Cursos Científico-Humanísticos são Direito e Sociologia: há alguma especificidade nos critérios de avaliação destas disciplinas?

Os critérios de avaliação nas disciplinas de Direito e Sociologia, como a generalidade das disciplinas do 12º ano, têm em conta várias ponderações: por um lado, há uma percentagem de 10 % para valorizar o domínio das “atitudes e valores” que é comum a todas as disciplinas. Os restantes 90% destinam-se a avaliar os domínios cognitivos/competências/saberes, entrando os testes com um peso de 70% e um conjunto de trabalhos escritos (de síntese, de investigação individuais ou em grupo, bem como a execução de trabalhos de casa) a que se atribuem 20%.

Grande parte das vossas disciplinas são dos cursos profissionais. Que características específicas tem a avaliação destes alunos?

As disciplinas do grupo de Economia e Contabilidade relativas aos cursos profissionais a funcionar na escola no corrente ano letivo são “Área de Integração”, comum a todos os cursos profissionais, “Gestão e Controlo”, do curso profissional de Técnico de Restauração (variante de restaurante/bar), “Gestão de Programas e Projetos do Desporto” do curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e “Organização de Empresas e Aplicações de Gestão”, do curso profissional de técnico de Informática de Gestão. Como estes cursos são vocacionados, principalmente, para o ingresso no mundo do trabalho, os critérios de avaliação valorizam 25% as atitudes e valores, deixando os restantes 75% para o domínio dos conhecimentos.

A avaliação nos EFA (Cursos de Educação e Formação para Adultos) é substancialmente diferente?

Os cursos EFA são constituídos por 3 Áreas de Competência-Chave (Cidadania e Profissionalidade; Cultura, Língua e Comunicação; e Sociedade, Tecnologia e Ciência) e não por disciplinas. Também aqui não se fala propriamente de avaliação mas sim de “validação” de competências. Por isso, nestes cursos não há a atribuição de classificações nem o adulto obtém no final do curso um diploma com classificação. É-lhe atribuído um diploma que lhe confere competências reconhecidas para todos os efeitos legais, como equivalentes ao 12º ano (no caso dos cursos EFA de nível secundário).

As disciplinas deste grupo são sobretudo disciplinas “de marrar”?

As disciplinas que integram o grupo não podem ser consideradas “de marrar”. Apesar de serem disciplinas com uma componente teórica acentuada, elas assentam muito numa sólida cultura geral. Naturalmente que é importante o domínio dos conceitos e da terminologia específica da área, dando-se mais ênfase à compreensão e aplicação do que à memorização.

*em colaboração com os restantes elementos do grupo

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