Arquivo

Betêtistas postos à prova em Manteigas

Jornada de ultra-resistência em BTT incluiu percursos com 102 e 186 quilómetros nas encostas da Serra da Estrela

Manteigas voltou a acolher, no passado domingo, a prova de ultra-resistência em BTT, denominada “Oh Meu Deus! Trail Bike”.

A jornada incluiu duas distâncias e classes de participação. Na maratona – 102 quilómetros e 3.550 metros acumulados de subidas, a participação era reservada a corredores individuais. Mas a prova rainha foi a ultra-maratona, com 186 quilómetros e mais de 6 mil metros de desnível positivo acumulado. Os “heróis” desta exigente competição foram Vitorio Fateixa, que venceu a maratona com o tempo de 6h20m, seguido de Paulo Ruivo e Rui Inácio. Nas senhoras, a vitória coube a Clara Lopes (10h30m), repartindo o pódio com as irmãs Ana e Elisabete Vilas Boas, ambas com 11 horas. Na ultra-maratona, terminar já representava uma vitória, pois no início ninguém sabia quais os atletas que conseguiriam cortar a meta ainda durante as horas de sol. Contudo, confirmando o espírito que norteia estas competições, que nem sempre é o de vencer, o trio da frente, nos solos masculinos, chegou à meta ao mesmo tempo. Foram eles Pedro Ruivo, René Caseiro e Ricardo Esteves, que concluíram os 186 quilómetros em 12h19m, «um fabuloso tempo para esta dificuldade», considera a organização.

Já a dupla David Costa e Jorge Pimentel, de São Pedro do Sul, foi a única a terminar a ultra-maratona, ficando para a história desta competição como a primeira dupla a vencer as dificuldades do percurso. A prova foi organizada pela Câmara de Manteigas e pela Horizontes, Lda.

Betêtistas postos à prova em Manteigas

Sobre o autor

Leave a Reply