Que cargo desempenha atualmente e em que empresa trabalha?
Trabalho no grupo RTP. Sou jornalista da Antena 1. Desempenho as funções de Editor de Economia dos diferentes canais de Rádio do grupo RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional).
Como enveredou pelo mundo da economia?
A economia foi sempre um tema que me atraiu e, por isso, decidi aceitar o desafio que me foi colocado pela Direção da TSF há cerca de nove anos. Nessa altura, desafiaram-me a aceitar o cargo de Editor de Economia. Dois anos mais tarde, aceitei o convite para desempenhar as mesmas funções na Antena 1.
Faz muitas viagens? Quais foram as últimas? O que guarda destes momentos?
Tenho tido a sorte de viajar pelo mundo inteiro a “cobrir” diferentes acontecimentos. Desde competições desportivas internacionais, a reportagens na área da política e da economia, até cenários de conflito e campos de refugiados em África. Ao todo, conheço cerca de quarenta países (em alguns já estive várias vezes). As reportagens mais recentes, todas feitas em maio, foram com o Presidente da Republica em Budapeste, na Hungria; os encontros da primavera do FMI e Banco Mundial em Washington, Estados Unidos e a reunião dos Ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas, na Bélgica.
O que guardo desses momentos? Cada reportagem é única. Recordo para sempre os olhos da fome no campo de refugiados de Kakuma, no Quénia. Os atentados de Londres. A “aurora boreal” como um véu de cores no céu da Islândia. A menina do tambor da Lapónia na noite gélida de Helsínquia. Um pôr do sol na Cidade do Cabo, na África do Sul. Acabar um dia de trabalho num bar em Dublin ou a ouvir um “blues” em Chicago. E, tantos, tantos rostos guardados na memória dos dias.
Como foi até agora o seu trajeto profissional?
Tudo começou na Rádio Altitude há quase trinta anos! A paixão da Rádio levou-me depois a assinar o primeiro contrato profissional com a RDP/Rádio Guarda, em 1985. Mais tarde voltei à Rádio Altitude, de onde voltei a sair para ajudar a fundar a Rádio F. O convite da TSF trouxe-me para Lisboa. Nesse tempo, colaborei também com o canal de televisão “Eurosport”. Trabalho na Antena 1 desde 2005.
O mundo do jornalismo é aquele em que se sente bem?
A melhor resposta a esta pergunta é um texto do meu camarada e amigo Fernando Alves: ”Já corremos de mãos dadas a mais secreta noite do mundo. Já subimos ao alto da montanha. Sabemos todos os nomes do medo e da alegria. Em ti me transcendo … amada rádio …” A Rádio é o meu mundo.
O que recorda dos tempos do liceu?
Os colegas e amigos. Alguns professores. Um tempo de cumplicidades. Muitas ilusões. O frio das manhãs de inverno. As escapadelas ao parque quando tínhamos um “furo”.